Foi realizada, na manhã de hoje (16), a 2ª Mostra de Painéis de Business Intelligence (BI) do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI). O evento foi promovido pela Assessoria de Planejamento e Gestão (APG) da instituição, na sede Procuradoria-Geral de Justiça, em Teresina. A abertura e a condução couberam à assessora de planejamento, Denise Aguiar. A chefe de gabinete do procurador-geral de Justiça, Cláudia Seabra, representou a Administração Superior do MPPI.

A mostra tinha como objetivo o compartilhamento dos resultados obtidos com a realização do curso “Business Intelligence com Power BI”, oferecido a integrantes do MPPI por meio de parceria entre a APG e o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf). Já foram finalizadas quatro turmas, com a formação de mais de 40 membros e servidores.

Os participantes foram qualificados para a criação de relatórios dinâmicos (dashboards), ferramentas utilizadas no gerenciamento, no monitoramento e na análise de dados. O curso tem duração de 40 horas e é ministrado por instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Piauí (Senac/PI).

Nesta 2ª Mostra, dez alunos, das turmas 3 e 4, apresentaram os painéis construídos ao longo da formação. Os trabalhos contemplam análises de dados relacionados a diversas áreas estratégicas para o MPPI. Os servidores Carlos Júnior, Thalita Leal, Cristiane Pinheiro, Shaianna Araújo, Conceição Cordeiro, Guthemberg Gonçalves, Rosângela Santana, Elifas Levi, Thalita Gonçalves e Douglas Maciel falaram sobre o desenvolvimento e o funcionamento das interfaces criadas. A exposição foi prestigiada por coordenadores técnicos e outros servidores, lotados em diversas unidades administrativas.

Os painéis elaborados possibilitam o tratamento de dados com finalidades múltiplas, como gestão de recursos humanos, avaliação do atendimento a Promotorias de Justiça, mensuração da produtividade e do impacto da comunicação social, registro da produtividade de Centro de Apoio Operacional, cadastramento e organização de boas práticas institucionais, gerenciamento de compras, controle de suprimento de fundos e acompanhamento da concessão de diárias.

A promotora de Justiça Denise Aguiar falou dos resultados positivos obtidos com a disseminação de conhecimentos sobre business intelligence. “Percebemos que estamos no caminho certo, pois os painéis estão cada vez mais aprimorados, trazendo informações valiosas para o suporte às tomadas de decisão e à condução eficiente e eficaz do MPPI”, frisa a assessora de planejamento e gestão.