O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio do Comitê de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho (SQVT), com apoio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do Ministério Público do Piauí (CEAF), encerrou nesta quinta-feira (9) o ciclo de palestras “Noções Básicas em Primeiros Socorros”, no formato híbrido.

A coordenadora do SQVT, promotora de Justiça Itanieli Rotondo Sá, pontuou que as palestras estão diretamente relacionadas ao cuidado. “Fechamos o ciclo de palestras, que tem relação com o Abril Verde, de cuidados e segurança no ambiente de trabalho. É salutar que conheçamos mais sobre a saúde e a segurança, além de reforçar a importância dos primeiros socorros, aprofundando-nos nessa jornada de prevenção”, explicou.

Promotora de Justiça Itanieli Rotondo Sá.

Quem conduziu a palestra foi o sargento do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí Yonesko do Brasil Marques Carvalho. Bacharel em enfermagem, licenciado em Educação Física, especialista em Fisiologia do Exercício e Grupos Especiais, o palestrante de primeiros socorros ressaltou que os Primeiros Socorros deveriam ser um conhecimento disseminado desde a base da formação das pessoas, ainda na escola.

“Acidentes não têm dia, hora nem local para ocorrer. Quando acontecem, o primeiro atendimento não é prestado com excelência. No suporte básico de vida, os primeiros procedimentos favorecem a sobrevida da pessoa com um agravo da saúde, e muitas vezes não é realizado, por desconhecimento das pessoas”, frisou.

Ao longo da manhã, ele apresentou conceitos relacionados aos primeiros socorros e ao uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), além de realizar demonstrações sobre como proceder em casos de desmaio, parada cardiorrespiratória, convulsão, ferimentos, engasgos, contusões, escoriações, contenções de sangramento, queimaduras e amputação.

A palestra contou também com profissionais da Unimed, no hall do auditório, realizando testes de glicemia e aferição de pressão arterial.

A atividade faz parte da campanha “Saúde e Segurança: Pela Qualidade de Vida no Trabalho” e ocorreu também nos municípios de Picos, Parnaíba e Floriano. As palestras foram realizadas por integrantes do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí.