O Ministério Público do Piauí (MPPI), por meio do Comitê de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho (SQVT), iniciou as atividades alusivas ao Dia das Mães, celebrado no último domingo (12).
Na sexta-feira (10), foi realizado um Círculo Materno na sede das Promotorias de Justiça de Valença. A partir do tema “Dialogando sobre os desafios da maternidade”, a promotora de Justiça e facilitadora de Círculos de Paz, Débora Geane, conduziu o momento voltado para servidoras do órgão ministerial e familiares.

“Foi um momento bem rico em que trocamos experiências a respeito da nobre missão de ser mãe e também como harmonizar com o nosso autocuidado e autoamor”, detalhou a promotora.
Em Teresina, nesta segunda-feira (13), duas especialistas em saúde mental promoveram um bate-papo com mães que atuam em diferentes setores do Ministério Público do Piauí. O encontro ocorreu no auditório da Sede Leste do MPPI. A promotora de Justiça e gestora do SQVT, Itanieli Rotondo, abriu o evento acolhendo as mães presentes.
“A ideia do SQVT é abrir um espaço de conexão e fortalecimento em grupo. Acreditamos que a maternidade e a realização profissional podem andar de mãos dadas e que conversar sobre estes temas pode nos ajudar a viver estas experiências com um pouco mais de leveza e sentimento de pertencimento”, declarou a promotora Itanieli.

A psicóloga clínica, terapeuta de casal e educadora parental Danielle Dourado iniciou o bate papo falando sobre os desafios da mulher ao conciliar a carreira com a maternidade. Segundo ela, é possível manter uma parceria entre as duas missões, sem que uma anule a outra.

“É importante perceber quanto o trabalho a realiza como pessoa. Se a resposta for positiva, isso não será um problema para conciliar com a maternidade, pois os filhos facilmente perceberão como a mãe está feliz e realizada. E, caso surjam conflitos, a mulher deve abraçar isso como parte do processo”, pontuou a profissional.

Fabiana Silvestre é neuropsicóloga e especialista em reabilitação neurocognitiva. Ela apontou caminhos para a mulher e profissional que também é mãe chegar a um equilíbrio, sem abrir caminho para a culpa. “O equilíbrio faz parte da saúde emocional da mulher, e, para mantê-lo, é importante investir no autoconhecimento. Para cuidar bem do filho, a mãe deve estar bem”, explicou.
A neuropsicóloga diz que para ter uma maternidade mais leve é necessário encarar um dia de cada vez, nem mais nem menos. “Não pensar muito no passado, procurar resolver o que gerou alguma frustração, viver o presente e saber que o futuro é consequência do que se faz agora”, afirmou.

Após a explanação sobre o tema, as especialistas responderam a dúvidas das presentes. Todas as mães receberam presentes que foram doados pelo Sindsemp-PI (Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Piauí).

A atividade desenvolvida em Teresina foi transmitida por meio da plataforma Teams. “Temos previstos para o mês de maio mais dois círculos presenciais: um em Picos e outro em Parnaíba, e um virtual”, concluiu a gestora do SQVT.