Integrantes do Ministério Público do Piauí (MPPI) participaram na manhã de hoje, 17 de maio, de ato organizado pelo Comitê Piauiense de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes em alusão ao 18 de maio, Dia Nacional de combate ao abuso e à exploração sexual contra Crianças e Adolescentes. A ação ocorreu no cruzamento da Avenida Frei Serafim com a Rua Goiás, no centro de Teresina.

Os diversos órgãos que formam o Comitê Estadual juntamente com crianças e adolescentes estiveram num dos principais cruzamentos da cidade, para chamar a atenção da sociedade sobre o combate ao abuso e à exploração sexual contra o público infantojuvenil. Durante o movimento, os participantes exibiram cartazes com informações sobre os canais de denúncia e pediram proteção para crianças e adolescentes. Após o manifesto, ocorreram apresentações artísticas no Centro Pastoral Paulo VI.


O encerramento ocorreu na Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI), com ato presidido pelo secretário Chico Lucas e pela coordenadora do Comitê, Carla Simone, da Ação Social Arquidiocesana de Teresina (ASA).
Representando o MPPI, participaram do ato a promotora de Justiça Joselisse Carvalho e os servidores Claudeir Alcântara, Kézia Diniz, Elvira Figueiredo, Fernanda Dias e Fábia Brito.

Qualquer pessoa que tomar conhecimento de abuso ou exploração contra criança e adolescente pode fazer uma denúncia pelo Disque 100. A ligação é gratuita. O serviço funciona todos os dias da semana, 24h, inclusive sábados, domingos e feriados. A denúncia pode ser feita junto à Polícia Militar (PM-PI), pelo número 190, ou junto à Polícia Rodoviária Federal, pelo 191. O sigilo é garantido e as ligações podem ser feitas por aparelhos fixos ou móvel.
O Ministério Público do Estado do Piauí faz parte do Comitê Piauiense e vem atuando para fortalecer a parceria entre as instituições visando o enfrentamento à violência sexual praticada contra crianças e adolescentes.