O promotor de Justiça Gilmar Pereira Avelino, representando o Ministério Público do Piauí, por meio da 1ª Promotoria de Gilbués, realizou visitas ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e ao Conselho Tutelar, ambos da cidade de Santa Filomena, no último dia 2 de setembro.
Na ocasião, foram conhecidas as estruturas físicas e humanas das instituições, bem como o funcionamento de cada um de seus setores.
Em reunião com cada uma dessas instituições, tratou-se das atividades dos CRAS e do Conselho Tutelar e das formas mais eficientes de serem atendidas as demandas das populações locais. Nesse sentido, foram acordados os prazos para serem atendidos os requerimentos do MPPI nos casos rotineiros e nos urgentes.

O representante do MPPI também visitou a Serventia Extrajudicial do Ofício Único da cidade. O promotor de Justiça Gilmar Avelino foi recebido pelo titular do cartório, André de Carvalho Barbosa Alvares. Após conhecer as instalações, foram feitas algumas recomendações para um melhor atendimento ao público, como por exemplo, disponibilizar água potável na área de atendimento às pessoas.
Já no dia 3 de setembro, houve audiências conjuntas entre o MPPI, CRAS e o Conselho Tutelar, ocasião em que foram realizados atendimentos ao público cujas demandas são mais urgentes, sobretudo aquelas em que há situação de risco para crianças e adolescentes.