A promotora de Justiça Raquel Galvão, titular da 23ª Promotoria de Justiça de Teresina, visitou a sede do Movimento Pela Paz na Periferia (MP3), localizada no bairro São Pedro, na capital piauiense. A atividade foi realizada nessa quinta-feira (03), e teve a finalidade de possibilitar a verificação quanto à destinação dos bens apreendidos em razão de infrações penais nos processos que tramitam em juizados especiais criminais da competência da 23ª PJ. Esses bens são destinados ao MP3 por meio de doação, para reciclagem ou reaproveitamento.

A representante do Ministério Público foi recebida por Franciana Moura, presidente da organização, e por Romane Barros, coordenador de estação metarreciclagem, o qual acentuou que todos os bens provenientes de decisão judicial são desmontados, de maneira a ficarem descaracterizados. As peças são reutilizadas em oficinas de montagem de objetos diversos. Ao final, os materiais obtidos são encaminhados às salas de aula, para servirem como ferramenta de estudo aos alunos do MP3. Os objetos também são disponibilizados na loja local, gerando renda para manter a própria entidade.

Como exemplo, foi demonstrada a utilização de peças provenientes do desmonte de máquinas de caça-níqueis, mesa e aparelho de som, que deram origem à central de multimídia e distribuição de som do auditório, para exibição de filmes e transmissão de aula para alunos e para a comunidade local.

O MP3 oferece cursos de informática básica e montagem de computadores, além de prestar serviços de oficina de manutenção de computadores e notebooks.

Durante a visita, a promotora de Justiça pôde constatar a presença de alunos do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA – campus Timon) que são estagiários do curso técnico de Informática. Nesse momento, Raquel Galvão dialogou com os estudantes sobre as diversas funções do Ministério Público como agente de transformação social e o trabalho da instituição na defesa da sociedade, bem como sobre a atuação da Promotoria de Justiça dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais.

O Movimento Pela Paz na Periferia (MP3) é uma organização não governamental, criada por voluntários, dentre os quais jovens residentes na periferia de Teresina. As ações e projetos da entidade são custeados com recursos próprios gerados pela comercialização de material reciclável (metais e plásticos) e equipamentos eletroeletrônicos recondicionados, oriundos da coleta de lixo eletrônico. Além do recondicionamento de computadores e da inclusão sócio-produtiva dos jovens, as estações de metarreciclagem visam ao protagonismo social, à economia solidária, ao cuidado ambiental e ao respeito à diversidade cultural.