Na tarde desta quarta-feira, 16 de outubro, o corregedor nacional do Ministério Público, Ângelo Fabiano Farias, e o procurador-geral de Justiça do Piauí, Cleandro Moura, estiveram reunidos com os secretários estaduais de Segurança Pública, Chico Lucas, das Mulheres, Zenaide Lustosa, e com os superintendentes da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, Janaína Mapurunga; de Educação, Viviane Farias; e de Governo, Ivanovick Feitosa. A reunião aconteceu no Plenário do Colégio de Procuradores de Justiça, que fica na sede do Ministério Público do Piauí (MPPI), na zona leste de Teresina.

O encontro com integrantes do primeiro escalão do Governo do Estado faz parte das atividades da Correição Ordinária com Foco na Promoção de Direitos Fundamentais, que acontece no Ministério Público do Piauí durante essa semana. O objetivo da reunião foi fomentar a parceria interinstitucional visando o fomento de políticas públicas nas áreas de educação infantil, combate à violência contra a mulher e assistência social.

“Nós queremos, com esse diálogo, reforçar a parceria entre o Ministério Público e as autoridades estaduais com atuação nessas áreas fundamentais. Sabemos dos desafios existentes e enfrentados pelos gestores, mas precisamos encontrar formas de superar isso e trazer soluções para as demandas da população”, disse o corregedor nacional.

Logo em seguida, os representantes do Governo do Estado falaram sobre as ações e projetos nas áreas destacadas pelo corregedor nacional do MP. Eles ressaltaram que várias iniciativas são desenvolvidas em parceria com o Ministério Público Estadual, como, por exemplo, as oficinas de capacitação para instituição de escutas especializadas. O projeto foi idealizado pelo Centro de Apoio Operacional de Defesa da Infância e Juventude do MP do Piauí (Caodij/MPPI).

“Agradecemos a presença de todos os integrantes do governo que atenderam ao convite da Corregedoria Nacional. Essa conversa é bastante produtiva e necessária porque o nosso objetivo é um só: atender as demandas do povo do nosso Estado. Vejo que os membros do MP sempre buscam essa conversa com os gestores para estimular o poder público a desenvolver políticas públicas”, afirmou.

Participaram também da reunião, o corregedor-geral do MPPI, Fernando Ferro, a chefe de gabinete do PGJ do Piauí, Cláudia Seabra, a assessora especial da Planejamento e Gestão do MPPI, Denise Aguiar, a coordenadora do Caocrim/MPPI, Lenara Porto, o membro do Gacep, Santiago Júnior, o chefe de gabinete da Corregedoria Nacional, Maurício Coentro, o coordenador da Corregedoria Nacional, Rinaldo Reis, a coordenadora de Correições e Inspeções da Corregedoria Nacional, Karina Rocha, e os promotores-corregedores Ana Isabel Mota, e João Paulo Santiago. 

Reunião com os coordenadores dos Centros de Apoio, Núcleos e promotores com atuação na área da educação

Na manhã de hoje, o corregedor nacional, o PGJ do Piauí e o corregedor do MPPI também estiveram reunidos com coordenadores dos Centros de Apoio Operacionais Karla Daniela, do Caods; Lenara Porto, do Caocrim; Joselisse Carvalho, do Caodij; Jorge Pessoa, do Cacop; Áurea Madruga, do Caoma; Flávia Gomes Cordeiro, do Caodec, e promotores de Justiça que atuam nas áreas de Direitos Humanos, Infância e Juventude, Educação e Defesa da Mulher.