Nesta quinta-feira, 27 de fevereiro, a promotora de Justiça Áurea Madruga, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (Caoma), esteve reunida com o secretário de Estado do Planejamento, Washington Bonfim, para apresentar o projeto Zero Lixões – Por um Piauí Mais Limpo. O encontro de trabalho ocorreu na sede da pasta do Governo do Estado, no Centro de Teresina.

Na oportunidade, a representante do MPPI fez uma exposição sobre o projeto, as metas e os resultados já obtidos. No final do ano passado, o Zero Lixões foi o primeiro colocado na categoria Sustentabilidade, do Prêmio do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) de 2024. Outro reconhecimento recebido pelo projeto foi dado pela Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (Abrema).

O Zero Lixões foi criado em 2022. A iniciativa visa promover a adequação dos municípios piauienses à Política Nacional de Resíduos Sólidos, por meio da desativação dos atuais lixões e da adoção de soluções técnicas que contemplem a disposição final ambientalmente adequada de resíduos sólidos. O projeto visa, também, promover a inclusão de catadores de materiais recicláveis e a estruturação de cooperativas. Ao todo, já foram encerrados 32 lixões em todo o Piauí.

Durante a reunião, o secretário de Planejamento parabenizou a promotora pelo trabalho já realizado. Bonfim disse que está à disposição para colaborar com o projeto. O gestor informou que levará o projeto ao conhecimento do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fomes, dirigido pelo ex-governador Wellington Dias.