A Promotora de Justiça da Infância e Juventude, Joselisse Nunes de Carvalho Costa, titular da 45ª Promotoria de Justiça de Teresina, acompanhou nesta quinta-feira (13), o primeiro dia da capacitação para o uso do Sistema de Informações para a Infância e Adolescência (SIPIA) junto aos conselheiros tutelares da capital.

A capacitação é organizada pelo Conselho Estadual de Defesa da Criança e Adolescente (CEDCA) e pela Coordenadoria de Direitos Humanos da Prefeitura de Teresina (CEDH), e tem como objetivo qualificar os conselheiros tutelares de Teresina para uso efetivo do sistema.

O SIPIA permite o registro e processamento das denúncias de violações de direitos humanos de crianças e adolescente pelo Conselho Tutelar, ao operar com processo administrativo eletrônico. Além disso, o Sistema também permite a produção de dados estatísticos de violações de direitos humanos de crianças e adolescentes, possibilitando ao poder público a produção de políticas públicas para superação das violências.

A capacitação foi realizada a partir de pedido da 45ª Promotoria de Justiça que possui Procedimento Administrativo para acompanhar a implantação do SIPIA. A capacitação segue até amanhã (14) com 35 conselheiros tutelares de Teresina e agentes que trabalham junto ao Conselho.