Na manhã de hoje, 25 de fevereiro, foi realizada uma oficina sobre os sistemas SIMP (Sistema Integrado do Ministério Público), Athenas, Themis Web e PJe (Processo Judicial Eletrônico). A capacitação foi promovida pela CTI (Coordenadoria de Tecnologia da Informação) em parceria com o CEAF (Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional). O treinamento foi ministrado pelo técnico ministerial Breno Reis Nascimento para membros e servidores, na sede do Ministério Público do Piauí – MPPI, em Teresina.
As duas plataformas – SIMP e Athenas – são utilizadas por servidores e membros no desempenho de atividades administrativas e judiciais do órgão ministerial. O Sistema Integrado do Ministério Público é a principal ferramenta utilizada para o controle dos protocolos judiciais e extrajudiciais não-administrativos que tramitam pela instituição. Já o Athenas é um software voltado para a gestão estratégica da área administrativa e finalística. Possui módulos integrados, que possibilitam o gerenciamento de recursos humanos, folha de pagamento, patrimônio, documentos eletrônicos, protocolo, extrajudicial e de outras áreas importantes para a organização institucional.
O Themis Web é um sistema para acompanhamento de processos judiciais. A resolução nº 121/2010 do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) regulamenta o modo como deve ocorrer a divulgação de dados processuais eletrônicos na internet. De acordo com o artigo 2º do documento, dados básicos de processos, como: número, classe, assuntos do processo; nome das partes e dos advogados; movimentação processual, e teor de decisões, sentenças e acórdãos, são de livre acesso aos cidadãos. O PJe, Processo Judicial Eletrônico é um sistema de tramitação de processos judiciais cujo objetivo é atender às necessidades dos diversos segmentos do Poder Judiciário brasileiro.