O Ministério Público do Piauí foi representado pela promotora de Justiça Marlúcia Evaristo, ontem, 2 de março, no lançamento do projeto #CidadeInclusiva – Todos pela Inclusão, da SEID (Secretaria de Estado para Inclusão das Pessoas com Deficiência). A iniciativa faz parte das atividades planejadas pela secretaria para comemorar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A solenidade ocorreu na sede do CIES (Centro Integrado de Educação Especial), no bairro Ilhotas, zona Sul de Teresina.
O projeto será realizado em quatro edições, para contemplar as regiões da capital piauiense. Os eventos acontecerão em dois dias. No primeiro dia, com uma solenidade de abertura e palestras magnas, e no segundo dia, através de uma feira inclusiva, em um layout moderno e acessível, com intuito de disseminar informações e prestar serviços em áreas relacionadas à inclusão das pessoas com deficiência da cidade de Teresina.
De acordo com a promotora de Justiça Marlúcia Evaristo, o Ministério Público atuará como parceiro do projeto contribuindo com a realização de palestras, distribuição de materiais educativos sobre os direitos das pessoas com deficiência e, ainda, promovendo atendimentos à população. A titular da 28ª Promotoria de Justiça de Teresina avalia a ação como bastante positiva e de grande importância para conscientizar os cidadãos sobre a necessidade de respeitar e assegurar os direitos das pessoas com deficiência.
No Piauí, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE/2010, aproximadamente 860.430 pessoas possuem algum tipo de deficiência, correspondendo a 27,59% da população total do estado, o que o coloca em 4° lugar na lista dos estados brasileiros com maior índice de pessoas com deficiência. Já em Teresina, são 212.244 pessoas com algum tipo de deficiência, correspondendo a 26% da população da capital. Dessa forma, há a importância e justifica-se o planejamento direcionado de ações afirmativas que garantam a inclusão das pessoas com deficiência.
Com informações da SEID