Pessoas de pé durante abertura do evento

A promotora de Justiça Flávia Gomes Cordeiro, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e da Cidadania (CAODEC), apresentou o projeto Queremos Paz para instituições do município de Altos, nesta quarta-feira (3), no Centro Pastoral da cidade.

Paulo Rubens Parente, promotor de Justiça da comarca de Altos, mobilizou diversos segmentos da sociedade para debater o projeto e a cultura de paz. O projeto prevê a realização de palestras e atividades diversificadas com alunos e familiares sobre os direitos e deveres de todos para o melhor funcionamento do processo de ensino aprendizagem.

O evento, coordenado pelo Conselho Tutelar do município, contou com a participação de crianças e adolescentes que frequentam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), da secretaria municipal de Desenvolvimento Social. Integrantes da equipe do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) realizaram uma apresentação com a temática da cultura de paz.

A prefeita de Altos, Patrícia Leal, afirma que a iniciativa irá colaborar para a formação de jovens mais tolerantes. “Esse projeto só tem a engrandecer nossa educação. Sempre falo que o processo educacional é uma parceria entre família, escola e outras instituições. O apoio do Ministério Público nos ajudará a orientar as escolas sobre como proceder diante dos casos de indisciplina e atos infracionais, além de trabalhar a valorização de princípios básicos como a tolerância e o respeito. O MP pode contar com nosso apoio para plantar a cultura de paz nas escolas altoenses”, destacou a gestora.

Flávia Gomes Cordeiro, coordenadora do projeto, elogiou a mobilização da rede de proteção à criança e ao adolescente. “Consideramos que a iniciativa já é um sucesso, pois as instituições envolvidas conseguiram mobilizar toda a rede de proteção à criança e ao adolescente. Para construir a paz, primeiro, temos que enxergar o ambiente e contexto em que vivemos e, aqui, vocês estão muito conscientes da importância do desenvolvimento desse projeto”, frisou a coordenadora.

Segundo o promotor de Justiça Paulo Rubens Parente, o município de Altos teve 90% de redução no número de homicídios no ano de 2018. “A cidade teve a maior redução de homicídios do Estado e eu atribuo esses índices ao trabalho que é desenvolvido, aqui, por diversos órgãos. Somente, assim, alcançaremos bons resultados. Acredito muito que o projeto irá disseminar essa mensagem de paz que precisamos para que tenhamos um município, cada vez mais, pacífico”, ressaltou o promotor.

Estiveram presentes na apresentação, representantes da secretaria municipal de Saúde; da 3ª companhia da Polícia Militar; da Polícia Civil; do Poder Executivo, além de coordenadores, professores e a comunidade em geral.

Queremos Paz

As atividades realizadas pelo projeto “Queremos Paz!” vêm sendo desenvolvidas há quase três anos em diversas escolas do Estado, com o objetivo de fomentar a cultura da paz, a prática do diálogo e da tolerância, e o conhecimento dos líderes pacificadores mundiais, como formas positivas de enfrentamento à violência escolar. Além de já ter atingido diretamente milhares de estudantes de diversas faixas etárias em todo o Piauí, o projeto inclui também atividades de capacitação de professores e famílias, para manejo de situações de bullying, drogadição e indisciplina. O “Queremos Paz” também já foi tema de concurso cultural e de jogos escolares.

Pessoas atentas à palestra

Promotora Flávia Gomes apresenta palestra sobre Cultura de Paz

Pessoas atentas à palestra

Paulo Rubens Parente, promotor de Justiça da comarca de Altos fala sobre importância do trabalho em rede

Crianças se apresentam durante evento

Apresentação de crianças e adolescentes que frequentam SCFV e o NUCA

Homem sentando lendo material informativo