Pessoas de pé sorrindo

Servidores da sede da Procuradoria-Geral de Justiça durante sessão de ginástica laboral

 

Pessoas de pé sorrindo

Servidores da sede do Ministério Público na zona Leste de Teresina

 

Nesta terça-feira, 30 de abril, o Comitê de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho (SQVT) promoveu uma edição especial da ginástica laboral. A atividade realizada durante a manhã finalizou as ações organizadas em alusão ao “Abril Verde”. O Ministério Público do Piauí aderiu ao movimento que visa conscientizar a sociedade, instituições privadas e estatais sobre a importância do desenvolvimento de medidas para garantir a segurança dos trabalhadores e, ainda, prevenir o surgimento de doenças no ambiente de trabalho ou em decorrência deste. Os participantes da sessão de ginástica fizeram uso da theraband, um tipo de faixa elástica, útil para a realização de exercícios de força e resistência.

 

Pessoas de pé fazedo ginástica

Pessoas de pé fazendo ginástica

 

No dia 25 de março, uma equipe do SQVT fez a entrega de bottons aos colaboradores que trabalham nas sedes do Ministério Público, em Teresina, na PGJ (Procuradoria-Geral de Justiça) e Zona Leste. Além dos materiais distribuídos, o MPPI colocou banner  em seu site sobre a campanha; as recepções dos dois prédios receberam banners impressos com dicas de prevenção a acidentes de trabalho e mudou a iluminação da fachada do edifício localizado na Zona Leste da capital para a cor verde, em sinal de apoio ao movimento.

 

As ações visando a promoção da qualidade de vida e saúde no trabalho no âmbito do Ministério Público do Piauí não se restringem às promovidas neste mês. Iniciativas com objetivo de propiciar um ambiente de trabalho saudável fazem parte da rotina do órgão, entre elas o “Momento de Equilíbrio” e a Ginástica Laboral.

 

Pessoas de pé fazendo ginástica laboral

Pessoas de pé fazendo ginástica

 

“O Comitê do SQVT, alinhado com a estratégia nacional encampada pelo Conselho Nacional do Ministério Público – CNMP, desenvolveu durante o mês de Abril ações voltadas pra a prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. As ações foram realizadas de forma pontual, como a distribuição de bottons da campanha e divulgação de informações para se evitar o risco de acidentes no ambiente de trabalho, bem como de forma continuada, por meio do incentivo à participação nas aulas de ginástica laboral, que ocorrem às terças e quintas-feiras nas duas principais sede da capital, proporcionando um cuidado especial com a saúde dos colaboradores”, afirma a chefe da Divisão de Bem Estar e integrante do SQVT, Solange Costa.

 

Pessoas de pé sorrindo

 

Abril Verde

A escolha do mês de abril ocorreu em razão do Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho ser no dia 28 de abril. Nesta data, no ano de 1969, ocorreu uma explosão na mina da cidade de Farmington, estado da Virgínia, nos Estados Unidos, matando 78 trabalhadores. Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) também instituiu a data como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho. E no Brasil, em maio de 2005, foi promulgada a Lei No. 11.121, criando o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

 

Saiba mais:

MPPI participa do movimento Abril Verde