O CEAF-Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional realizou na última sexta-feira, 28 de junho, o curso “Qualidade no Atendimento ao Público”. A capacitação foi promovida pelo órgão do Ministério Público do Piauí e ministrada por instrutora do Senac-Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. O curso foi promovido para aprimorar e profissionalizar o atendimento prestado à população que busca o Ministério Público do Piauí. Participaram do curso servidores e colaboradores terceirizados do órgão. A aula foi ministrada na sede do CEAF, que fica no prédio do MPPI, na zona Leste de Teresina.
No Brasil, há uma legislação que dispõe sobre o atendimento aos usuários de serviços públicos da administração. A lei federal nº 13.460/17, estabelece que os cidadãos devem ser tratados com urbanidade, respeito, acessibilidade e cortesia no atendimento. A qualidade do atendimento, segundo autores, como Idalberto Chiavenato, percebido pelos cidadãos interfere, diretamente, na imagem que estes terão da organização. Além disso, a prestação de um atendimento de qualidade contribui para aproximar as instituições e os cidadãos destinatários do trabalho. Assim, a prestação de um atendimento de qualidade é também um componente. O atendimento envolve, ainda, a racionalização dos serviços em relação ao pessoal de trabalho, ao material/equipamento utilizado, às instalações/edifícios e aos métodos de trabalho.