coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC), Juíza Lucicleide Pereira Belo; Coordenador do Procon/MPPI, Nivaldo Ribeiro; o diretor da Ejud-PI, Fernando Lopes; a Superintendente administrativa da Ejud, Maria Evangelina Barroso; os instrutores Marcílio Kalson, Gislaine Costa e Neilan Argento.

 

Começou na manhã desta segunda-feira (22) o Curso de Capacitação de Conciliadores e Mediadores Judiciais. As aulas ocorrem na sede da Escola do Judiciário do Piauí (Ejud-PI) até a próxima sexta (26). O objetivo da formação é promover o conhecimento sobre os métodos e as técnicas de Conciliação.

 

Durante a abertura, aconteceu um momento de explanação e reflexão sobre os objetivos do curso, na qual se discutiu a importância do mediador para a sociedade, uma vez que este ajuda a guiar diálogos para a pacificação de conflitos e uma dinâmica com canções e entrega de sementes, simbolizando a importância de se cultivar a paz.

 coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC), Juíza Lucicleide Pereira Belo

(Coordenadora do NUPEMEC, Juíza Lucicleide Pereira Belo).

“Conciliação é saber abordar um conflito em que cada um seja capaz de construir a solução para o conflito. Neste método não há vencidos nem vencedores, pois ambos estão construindo uma solução, em conjunto, de forma que saiam dali satisfeitos”, explica a coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC), Juíza Lucicleide Pereira Belo, que recepcionou os inscritos no curso.

 Participantes do Evento

O curso é ofertado pelo TJPI, através da Ejud-PI e NUPEMEC, em parceria com o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) e com Escola Estadual de Defesa do Consumidor – (EEDC) do Procon/MPPI. Os Procons Municipal, Estadual e da Alepi participam do curso, que, após concluído, terão seus acordos aptos a serem homologados pelos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), cumprindo o Acordo de Cooperação Técnica nº 12/2018, firmado entre MPPI e Tribunal de Justiça.

Também estiveram presentes a Chefe de Gabinete do MPPI, Cléia Fernandes; o Coordenador do Procon/MPPI, Nivaldo Ribeiro; o diretor da Ejud-PI, Fernando Lopes; a Superintendente administrativa da Ejud, Maria Evangelina Barroso; os instrutores Marcílio Kalson, Gislaine Costa e Neilan Argento.

Servidor do Procon, Edivar Ribeiro

(Servidor do Procon/MPPI Edivar Cruz fala sobre o papel do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor Estadual).