MUlher falando para público

 Pediatra e nutróloga Karla Malta

Em alusão ao Agosto Dourado, mês dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, o Ministério Público do Estado do Piauí(MPPI), por meio do Comitê de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho – “Bem Viver no MP”, promoveu nesta sexta-feira(23) palestra voltada às gestantes, puérperas e familiares.

Segundo a Organização Mundial da Saúde(OMS), o aleitamento materno é a maneira ideal de fornecer às crianças os nutrientes que elas necessitam para um desenvolvimento saudável. Por isso, é considerado um dos melhores investimentos para salvar vidas, melhorar a saúde e o desenvolvimento social e econômico de indivíduos e nações.

mulher acariciando a barriga

 

A pediatra e nutróloga Karla Malta explica que a amamentação é extremamente importante, pois traz inúmeros benefícios para a mãe e para o filho. “Ela protege o bebê contra doenças graves, além de estimular o desenvolvimento intelectual. Além disso, a prática representa uma oportunidade de formação e estabelecimento de vínculos afetivos entre mãe e bebê, refletindo no desenvolvimento emocional e social da criança”, disse.

O Ministério da Saúde recomenda a amamentação até os dois anos de idade ou mais, com aleitamento exclusivo nos primeiros 6 meses, sem necessidade de sucos, chás, água e outras fontes de líquidos ou sólidos. Mas em todo o mundo, apenas 38% das crianças são amamentadas, exclusivamente, conforme as recomendações de entidades como a Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde.

A fisioterapeuta Kalynny Matos destacou que toda mãe que está amamentando precisa contar com uma rede de apoio. “Antes, o foco era dar toda a informação para a mãe, mas hoje sabemos da importância de envolver as famílias”, falou. Kalynny Matos também alertou para a necessidade de modificações na realidade do aleitamento materno no Estado. Para a profissional, as taxas atuais de amamentação não são satisfatórias.

MUlher falando para público

Fisioterapeuta Kalynny Matos

Agosto Dourado

 

Bebê de plástico

No dia 12 de abril de 2017, foi sancionada a lei Nº13.435, que institui agosto como o Mês do Aleitamento Materno, ou seja, o Agosto Dourado. Para dar visibilidade ao tema, está prevista na lei a permissão para que sejam feitas iluminações e decorações de espaços com a cor dourada, palestras e eventos, divulgações nas mídias sociais e ações em espaços públicos.

Agosto já estava ligado a esse tema pois, desde 1992, na primeira semana desse mês, já é comemorada a Semana Mundial do Aleitamento Materno e o termo dourado foi escolhido pois está relacionado ao padrão ouro de qualidade do leite materno como alimento para o bebê.