Para melhorar a eficiência administrativa das Promotorias do Piauí, serão feitas padronizações de rotinas de trabalho, inserção de normas e capacitação de servidores com a unificação das Secretarias. Isso parte de uma determinação do Conselho Nacional do Ministério Público em que devem ser providenciadas medidas para o mapeamento, implantação e validação de rotinas básicas de funcionamento de Promotorias de Justiça. É de extrema importância para a instituição e sociedade fomentar um atendimento de excelência, com otimização da força de trabalho, de modo a melhor servir à comunidade. Na última sexta-feira, (20), foi a vez do município de Barras receber o treinamento para unificação.
“Essa será uma ferramenta importante para nosso crescimento como instituição e ajudará no trabalho das promotorias, levando, como resultado, um melhor funcionamento para a sociedade”, afirma a Subprocuradora-Geral de Justiça, Martha Celina Nunes.
O Promotor de Justiça Maurício Verdejo, diretor da sede de Picos – primeiro município a receber o projeto – esteve presente em Barras e acredita que esse trabalho que está sendo desenvolvido irá ajudar a melhorar a atuação da instituição. “A busca pelo conhecimento é essencial ao nosso crescimento”, relata o Promotor.
Os participantes assistiram a workshops sobre Gestão documental no âmbito do MPPI, uso do SharePoint (secretaria virtual) e SIMP integrado ao PJe e sobre distribuição processual de 1º grau, ministrados por servidores da instituição.
Dirigindo a Secretaria em Barras, o Promotor de Justiça Silas Sereno Lopes acredita que o Ministério Público deve agir conforme as necessidades locais, e agora, Barras vai fazer parte desse projeto, podendo levar uma melhor eficiência em seu trabalho à população.
Ainda receberão treinamento os municípios de Piripiri, Parnaíba, Oeiras, Floriano e Corrente.