Membros e servidores do Ministério Público do Estado do Piauí(MPPI) participaram, nesta terça-feira(8), de uma oficina voltada para a elaboração do Plano Geral de Atuação Finalística 2020-2021 da instituição ministerial. Realizada no Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), a atividade contou a participação da procuradora-geral de Justiça Carmelina Moura.
Inicialmente, a capacitação foi direcionada para: os Centros de Apoio Operacional, representantes das diversas áreas de atuação do Ministério Público, o Grupo de Atuação Especial para o Controle Externo da Atividade Policial(GACEP), a Ouvidoria do MPPI e o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON).
Promotora de Justiça e chefe de Gabinete da PGJ Cléia Fernandes
“Escolhidas as prioridades do Plano, seguiremos as etapas de escuta do público interno e da sociedade para que todos possam contribuir para a atuação finalística do Ministério Público”, pontua a chefe de Gabinete da PGJ, Cléia Fernandes.
Nayra Machado, assessora especial para elaboração de projetos, explica que o Plano será norteado pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). “Entre os objetivos da agenda de desenvolvimento sustentável da ODS, escolhemos o objetivo de número 16 que trata sobre Paz, Justiça e Instituições Eficazes. Cada Centro de Apoio, Procon, Gacep e Ouvidoria irão construir projetos de cunho social voltados para essa temática da ODS”, disse.
Para desenvolver as concepções dos projetos, os participantes utilizaram a metodologia “Project Model Canvas”. Considerada uma metodologia inovadora de gerenciamento de projetos, essa ferramenta permite uma abordagem diferenciada no campo da gestão de projetos.
A procuradora-geral de Justiça Carmelina Moura destacou que o destinatário final das ações do MP é o cidadão piauiense e que essa reflexão deve nortear toda a elaboração do Plano.