Pessoas sentadas em voltada de uma mesa

 

Nesta segunda-feira, 15, a 32ª Promotoria de Justiça de Teresina, com atuação na defesa dos direitos do consumidor, promoveu audiência com moradores dos residenciais Bem Viver I e II, localizados na zona Sul de Teresina. Na pauta de discussão, um problema que tem afligido os moradores das localidades: o transporte coletivo. A promotora Graça Monte, titular da 32ª PJ, esteve reunida também com o diretor de transporte público de Teresina, Adriano Barreto Alves, representante da STRANS (Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito). A reunião  aconteceu na sede do Ministério Público do Piauí, em Teresina. Os moradores relataram que a principal dificuldade enfrentada, hoje, é o fato de que as vans não estão circulando no horário estabelecido.

 

A advogada da STRANS, Natacha Reinaldo, informou que o órgão tem a preocupação de garantir um serviço adequado. Declarou, ainda, que os moradores podem abrir reclamação diretamente na Superintendência de Transportes e Trânsito, para que esta apure as denúncias de má prestação dos serviços. Afirmou também que, frequentemente, são realizados cursos de capacitação dos motoristas.

 

A promotora de Justiça ressaltou que já foram realizadas diversas audiências e que nenhuma medida efetiva foi adotada pela STRANS a fim de garantir um serviço de qualidade aos moradores dos residenciais. Graça Monte realçou que, após várias diligências, as mudanças solicitadas pelos moradores no tocante à adesivação, horários, paradas de ônibus e melhorias nas ruas por onde passam os veículos de transporte coletivo não foram concretizadas. Diante dessas tentativas frustradas, o Ministério Público adotará as providências judiciais adequadas para equacionar o caso.