Na manhã dessa quinta-feira (21), 590 alunos da rede pública do ensino municipal de Barras participaram da cerimônia de formatura no Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas). O evento aconteceu no ginásio poliesportivo de Barras. A iniciativa recebeu apoio da 1ª Promotoria de Justiça de Barras e passou a integrar umas das ações do chamado “Eixo Preventivo” do projeto “No Alvo – Contra o Tráfico de Drogas”. O promotor de Justiça Silas Sereno Lopes é o responsável por coordenar o projeto no município.
A solenidade foi prestigiada por familiares dos formandos e autoridades estaduais e municipais, entre elas, a coordenadora estadual do programa, major Josilene Alves Dias, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Lindomar Castilho, o prefeito de Barras, Carlos Monte, o comandante do Batalhão da Polícia Militar de Campo Maior, major Etevaldo Alves, e outros.
O Proerd é desenvolvido pela Polícia Militar do Piauí em mais de 23 municípios do Piauí, para aproximadamente 40 mil crianças e adolescentes. Em Barras, o programa já formou mais de 2 mil crianças e adolescentes. Entre os objetivos estão: desenvolver nos jovens estudantes habilidades que lhes permitam evitar influências negativas em questões afetas às drogas e à violência; estabelecer relações positivas entre alunos e policiais militares, professores, pais, responsáveis legais e outros líderes da comunidade escolar; além de estabelecer uma linha de comunicação entre a Polícia Militar e os jovens estudantes.
“São iniciativas como essa que, efetivamente, contribuem para prevenir o ingresso dessas crianças e adolescentes no contexto de criminalidade, consumo de substâncias ilícitas, entre outras questões. É uma grande alegria ver que eles aprenderam as lições que foram transmitidas por meio dos instrutores do programa. Pedimos aos pais e responsáveis aqui presentes que deem continuidade a isso em casa, orientando seus filhos sobre os prejuízos que o uso de entorpecentes pode causar”, disse o promotor Silas Sereno Lopes, durante a cerimônia de formatura.
O membro do Ministério Público do Piauí foi homenageado pela coordenação estadual do Proerd. Silas Sereno Lopes recebeu um certificado de “Amigo do Proerd”, entregue a ele pela major Josilene Dias. Após a entrega dos certificados, os estudantes participaram de um sorteio de kits escolares.
“Conscientizar e prevenir: essas são as palavras de ordem do nosso programa. Entendemos que é por meio disso que conseguiremos orientar essas crianças e adolescentes, que são o futuro dessa cidade, do nosso estado e do nosso país. Quero agradecer aos instrutores que veem realizando um belo trabalho aqui em Barras. Nosso muito obrigado”, avaliou a coordenadora do Proerd.
Em sua fala, o comandante da PMPI reforçou o compromisso de toda corporação em apoiar o programa de prevenção. Ele agradeceu, ainda, a parceria com o Ministério Público do Piauí.
Em outubro, o representante do Ministério Público do Piauí, em parceria com órgãos, já havia promovido outra atividade de cunho preventivo ao uso de drogas: um dia de cidadania para a população das Vilas França e Padre Mário.