Pessoas de pé sorrindo

Vencedores do 4º Prêmio de Jornalismo do MPPI

 

A Semana do Ministério Público do Piauí prossegue com mais comemorações em alusão ao dia nacional da instituição que será celebrado no próximo sábado, 14. Nesta quinta-feira (12), foi realizada a cerimônia de entrega de quatro importantes premiações:  4º Prêmio de Jornalismo do MPPI, o Melhores Práticas, o Prêmio de Excelência Funcional e a Medalha do Mérito Correicional. A solenidade, que contou com a participação de membros, servidores e jornalistas premiados, aconteceu na sede do Ministério Público, na zona Leste de Teresina. As premiações foram entregues pela Procuradora-Geral de Justiça do Piauí, Carmelina Moura, e pelo Corregedor-Geral do Ministério Público, Luís Francisco Ribeiro.

 

Na abertura da solenidade, a chefe do Ministério do Público do Piauí, Carmelina Moura, lembrou que o reconhecimento dado por meio das premiações representam o compromisso que o Ministério Público tem em trabalhar com excelência para bem servir os cidadãos piauienses.

 

Pessoas de pé sorrindo

Ganhadores do Prêmio Melhores Práticas

 

“Esta Semana do Ministério Público revela-se como oportunidade para valorizar as pessoas e instituições que caminham junto a nós e comungam do desejo de construir uma sociedade mais justa. As premiações criadas em âmbito institucional pouco tem a ver com distinção, e muito mais com exemplo. Nossa intenção, longe de identificar aquele que seria melhor do que os outros, é permitir que nos inspiremos uns nos outros, para que todos sejamos melhores”, disse a Procurador-Geral de Justiça do Piauí.

 

Logo após o pronunciamento da PGJ, foram divulgados os ganhadores da 4a edição do Prêmio de Jornalismo do MPPI. Neste ano o concurso abordou o tema: “Atuação resolutiva: a influência do trabalho do Ministério Público do Piauí na vida dos cidadãos”. No total, foram premiados sete trabalhos inscritos em quatro categorias: webjornalismo, radiojornalismo, telejornalismo e jornalismo impresso. O nome dos trabalhos vencedores foi anunciado pela promotora de Justiça Raquel Galvão, membro da Comissão Julgadora do prêmio de jornalismo. Essa comissão foi formada por nove integrantes entre servidores, promotores e procuradores de Justiça, representantes das Universidades Federal (UFPI) e Estadual do Piauí (UESPI) e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Piauí. O objetivo do concurso é valorizar a produção jornalística, elaborada por jornalistas profissionais, e que aborde o trabalho do Ministério Público e os impactos de sua atuação na vida dos cidadãos. 

 

Já o Prêmio Melhores Práticas visa identificar, reconhecer, estimular e divulgar práticas bem sucedidas que contribuam direta ou indiretamente para a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis. A intenção geral do prêmio projeto é valorizar membros e servidores da instituição, contribuindo para a replicação de boas experiências. Três projetos foram premiados. O promotor de Justiça Sinobilino Pinheiro, a assessora de projetos do MPPI, Nayrah Machado, e o analista ministerial Ítalo Vaz informaram a colocação dos projetos finalistas. 

 

Para concluir as premiações da manhã, foi entregue o Prêmio de Excelência Funcional, concedido pela Corregedoria-Geral do Ministério Público, em reconhecimento ao trabalho de membros no desenvolvimento de suas atividades junto ao Ministério Público. Já a Medalha do Mérito Correicional foi outorgada aos servidores que atuam na Corregedoria do Ministério Público. Essa é uma forma de agradecer e reconhecer o empenho de cada servidor do órgão correicional.  

 

Pessoas de pé sorrindo

Agraciados com o prêmio Excelência Funcional

 

 

Confira a seguir a lista dos vencedores dos prêmio entregues na manhã de dessa quinta-feira (12):

 

4º Prêmio de Jornalismo do MPPI

Veja a lista dos vencedores:

Jornalismo Impresso:

Isabela Lopes

Trabalho: Nome Social: é direito, é humano

Jornal O Dia

 

Webjornalismo:

1º Lugar: Hérlon Moraes

Trabalho: Sistema de busca auxilia promotores na localização de réus e testemunhas”

Portal Cidade Verde

2º Lugar: Izabella Pimentel

Trabalho: Mães recorrem ao Ministério Público para garantir educação inclusiva a filhos autistas

Portal Cidade Verde

 

Categoria: Radiojornalismo

1º Lugar: Natanael Souza

Trabalho: “Corta-Fogo: trabalho integrado fortalece combate às queimadas”

Teresina FM

2º Lugar: Fábio Brito

Trabalho: “MP promove inclusão da pessoa com deficiência no Piauí”

Verdes Campos

 

Categoria: Telejornalismo

1º Lugar: Aline Moreira

Trabalho: 8 Meses de Parque Rodoviário

Tv Clube

2º Lugar: Jéssica Sales

Trabalho: Nome Social

Tv O Dia

 

Melhores Práticas

Confira a lista dos agraciados com a premiação:

1º Lugar: Intersetorialidade como estratégia para avanço das políticas públicas e uma gestão de excelência

Gerentes: Valesca Caland Noronha (Promotora de Justiça) e Silvio Viana Vilarinho (Servidores)

2º Lugar: MPTV

Gerentes: Edigar Neto, Shaianna Araújo, Lícia Botelho, José Marques, Gabryela Sotero, Débora Rocha, Andressa Kerllen, Thiago Pereira, Mayara Valença, Marcos Vinicius, João Medido e André Lemos.

3º Lugar: Leitura, Biblioteca e Ação: o amor pela leitura como caminho para transformação pessoal

Gerente: Leonardo Rodrigues (Promotor de Justiça)

 

Prêmio de Excelência Funcional

Acompanhe a lista dos agraciados:

Emmanuelle Martins Neiva Dantas Rodrigues Belo

Silas Sereno Lopes

João Batista de Castro Filho

Luiz Gonzaga Rebelo Filho

Gilvânia Alves Viana

 

Medalha do Mérito Correcional

Alice Cristina Cardoso Fernandes Batista

Arianne Kelly Barboza Vilarinho

Francisca Danielli Portela Passos Galvão

Giordana Maria Costa Brandão

Ingridy Caroliny Macêdo de Sousa

Luiz Gonzaga Bona

Luzia Augusta de Oliveira

Maria da Conceição Uchoa Freire

Maria do Perpétuo Socorro Rubim Broxado

Rosângela Maria Torres Pereira