Uma mulher em pé falando e uma mulher sentada ao computador

Na manhã desta terça-feira (07), membros e servidores do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) participaram da oficina Sistemas de Informações em Saúde do Ministério da Saúde. “O objetivo é proporcionar essa familiarização com os sistemas e aprender como acessar as bases de dados do Sistema Único de Saúde (SUS)”, explicou a promotora de Justiça Cláudia Seabra, que é coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAODS).

Mulher em pé falando ao público sentado

Na ocasião, a assessora técnica da Superintendência de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade (SUGMAC) Suzana Nogueira e a técnica especializada Francisca Oliveira explicaram o funcionamento do conjunto de componentes que atuam de forma integrada, com mecanismos de coleta, processamento, análise e transmissão de informações que orientam decisões no sistema de Saúde.

As facilitadoras explicaram quais os principais sistemas disponíveis, do que se tratam e de que forma utilizá-los, além de realizar demonstrações em consultas de dados nos sistemas.

“É importante saber como acessar essas informações, como fazer consultar de fundos municipais, leitos, pacientes, entre outros dados que possam servir de suporte para as atividades do Ministério Público”, frisou Suzana Nogueira.