Pessoas em pé posando para foto

O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), por meio da coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa a Infância e Juventude (CAODIJ), Sílvia Reis, ministrou a palestra “O papel do Ministério Público no Sistema de Garantia de Direitos e sua relação com o Conselho Tutelar” durante o IV Seminário da Primeira Regional de Conselheiros e Ex-conselheiros Tutelares do Estado do Piauí, realizado na cidade de José de Freitas. 

Na ocasião, Sílvia Reis abordou a importância do trabalho em rede pelo Conselho Tutelar para prevenir os casos de violência contra crianças e adolescentes, bem como uma articulação eficaz para o atendimento. Destacou, ainda, que o MPPI e o Conselho Tutelar são órgãos parceiros na promoção dos direitos humanos de crianças, adolescentes e sua família.

Também esteve presente o promotor de Justiça titular de José de Freitas, Flávio Teixeira de Abreu, que tem atuado em colaboração com os Conselhos Tutelares e a rede de garantia de direitos da região para garantir a proteção integral de crianças e adolescentes.

Conhecer para Proteger

O MPPI tem buscado cada vez mais o aperfeiçoamento e a qualificação dos conselhos tutelares, seja por meio de apoio ou ofertando palestras e cursos, com o objetivo de empoderá-los para a realização de seu trabalho. Nesse sentido, o CAODIJ disponibilizou, em parceria com o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), o curso Conhecer para Proteger na modalidade a distância. Por meio de videoaulas e da indicação de leituras, o curso tem oferecido qualificação aos conselheiros tutelares.

Para ter acesso, o interessado deve acessar a página do CEAF, realizar seu cadastro no Sistema de Eventos do CEAF e depois se inscrever no curso, acessando a plataforma EAD, disponibilizado na página por Menu Curso EAD.

O curso tem sido bem avaliado por conselheiros tutelares e pela rede.