Reunião - CAODS

O Ministério Público do Estado do Piauí realizou uma reunião para discutir melhorias para o Hospital João Luís de Moraes, localizado no município de Demerval Lobão. O encontro foi promovido pela promotoria de Justiça de Demerval Lobão, que tem como titular a promotora de Justiça Rita de Cássia de Carvalho, com auxílio do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAODS), e com a presença do secretário Estadual de Saúde, Florentino Neto, o prefeito de Demerval Lobão, Júnior Carvalho, e a equipe técnica da Vigilância Sanitária e da SESAPI.

A reunião teve como principal objetivo apresentar o plano de ação para o Hospital de Demerval Lobão, visando garantir a ampliação do atendimento para os demais 14 municípios que integram a região, além de incluir novos serviços que atendam às demandas de saúde da sociedade e adequar o local às normas sanitárias.

Entre as etapas contidas no plano estão: instalação de quatro salas de estabilização, voltadas para pacientes críticos; aparelhamento e manutenção do centro cirúrgico, a fim de realizar até 2 cirurgias eletivas por semana; reunião com a Comissão Intergestora Regional (CIR) para discutir o fluxo de acesso às cirurgias; elaboração de projeto de engenharia para auferir o valor da obra e a criação de 10 leitos.

 Promotora de Justiça Rita de Cássia

(Promotora de Justiça, Rita de Cássia de Carvalho).

“O Hospital João Luís de Moraes atende a municípios, como da região Entre Rios até da região de José de Freitas e Palmeirais. Ou seja, é um Hospital que presta serviço para uma região considerável. Hoje discutimos a questão da ampliação do local, com uma reforma, e a aquisição, por de meio de licitação, de novos equipamentos. O MPPI vai acompanhar esse processo para garantir um atendimento melhor para a população”, ressalta a promotora Rita de Cássia de Carvalho.

 Coordenadora do CAODS, Cláudia Seabra

(Coordenadora do CAODS, Cláudia Seabra).

A coordenadora do CAODS, Cláudia Seabra, destacou a importância da oferta dos novos serviços, sendo essa uma etapa crucial para redefinição do perfil assistencial do Hospital, a fim de suprir as demandas da sociedade.

Por fim, foram deliberados que a SESAPI encaminhará, num prazo de 10 dias, ao Ministério Público, cópias do projeto elaborado pelo Núcleo de Infraestrutura da SESAPI (NIS) referente à reforma e a estruturação física do hospital.

Encaminhar, num prazo de 10 dias, relatório circunstanciado sobre a situação de aquisição dos equipamentos contemplados nas Emendas Parlamentares para o Hospital de Demerval Lobão, contendo o número da emenda parlamentar, valor e equipamentos contemplados; os processos licitatórios respectivos, abordando número, andamento e objeto; a relação dos equipamentos que já foram adquiridos e remanejados para outros hospitais, conforme deliberações em CIB; e os equipamentos que ainda não foram contemplados em processos licitatórios.

Enviar, em 10 dias, a relação dos equipamentos necessários para equipar as salas de estabilização, o Centro de Parto Normal e o Centro Cirúrgico. Além disso, a Vigilância Sanitária deverá encaminhar relatório de monitoramento realizado em janeiro de 2020, apresentando as melhorias implementadas pelo hospital em relação ao relatório da inspeção anterior.

Equipe Grupo de Trabalho