Na tarde desta quarta-feira (22), foi realizada reunião com o Secretário de Saúde do Piauí, Florentino Neto para apresentação das principais ações realizadas nos últimos dias sobre a situação da pandemia no Estado. A Procuradora-Geral de Justiça, Carmelina Moura, presidiu a reunião, que também contou com participação de outros membros do MPPI, o Procurador da República no Piauí, Tranvanvan Feitosa e a Procuradora-Chefe do Ministério Público do Trabalho, Maria Helena.
“O Estado tem hoje cerca de 206 casos confirmados e 15 óbitos relacionados à COVID-19 e a taxa de ocupação de leitos clínicos é de 10%. Uma das nossas metas principais para as próximas semanas é a ativação da UTI do Hospital da Polícia Militar”, explica o secretário.
Florentino Neto explicou a todos que participaram da reunião sobre algumas dificuldades enfrentadas pela saúde pública para conter a disseminação do novo coronavírus e para os cuidados aos infectados. “Temos que reconhecer a dificuldade de se conseguir leitos e respiradores. Ainda estamos longe da quantidade ideal e da estrutura necessária, mas a secretaria continua atuando na busca por melhorias”, complementa o secretário da SESAPI.
A reunião prosseguiu com um momento para que promotores de Justiça esclarecerem dúvidas, entre elas, o envio de aparelhos respiradores para municípios do interior como Parnaíba, Piripiri e Floriano. A coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde, Cláudia Seabra e o promotor de Justiça, Eny Pontes, que atua em promotorias da saúde, abordaram sobre os testes rápidos, distribuição destes para os municípios, a chegada de mais EPI’s para os profissionais de saúde e quais os cuidados hoje em relação ao Hospital de Doenças Tropicais Natan Portela no que diz respeito a melhorias na sua estrutura.
O Ministério Público pediu à secretaria de saúde a atualização semanal sobre a quantidade de equipamentos e EPI’s que chegam ao Estado como maneira de acompanhar as reais necessidades e saber os municípios que estão sendo atendidos.
A Procuradora-Geral de Justiça, Carmelina Moura, garante que reuniões como essa com autoridades continuarão acontecendo para que o Ministério Público acompanhe a situação do Piauí sobre o Coronavírus. “Agradecemos a disponibilidade do secretário de Saúde Florentino Neto e destacamos que o MPPI está atuando em todos os âmbitos que competem ao órgão para que seja feito um trabalho de excelência que dê resultado à população”, afirma a chefe do MPPI.