Conceito de valores institucionais: São os princípios – guia da Instituição – que são incorporados à sua maneira de agir. São conjuntos de padrões éticos que norteiam a sua vida cotidiana e a dos seus integrantes. Mais do que uma simples declaração de princípios, os valores se revelam pelas atitudes e comportamentos que a Instituição adota diante dos desafios que enfrenta ao longo de sua existência.
Os princípios que norteiam o Ministério Público do Piauí apresentam como ideal uma atuação uníssona com honestidade e compromisso, motivada pela coragem, realizada com dedicação e pautada no conhecimento e no respeito aos destinatários de sua atuação.
- Honestidade – é a capacidade de agir conforme os valores institucionais e os preceitos legais, morais, justos e éticos.
- Compromisso – é a disposição, a atitude e a responsabilidade para com a instituição e a sociedade.
- Dedicação – é a junção de empenho, amor, devotamento e determinação.
- Coragem – é a capacidade de ser firme, perseverante e franco frente aos desafios e dificuldades.
- Conhecimento – é o conjunto das experiências pessoais e institucionais acumuladas, constantemente aprimoradas e compartilhadas.
- Unidade – é a coordenação, uniformização e harmonia das ações e dos integrantes com o fim de fortalecer a identidade una e indivisível do Ministério Público do Piauí.
- Resolutividade – é a capacidade de solucionar uma demanda, agilizando procedimentos.
- Autocomposição – Método de resolução de conflitos consistente na solução negociada por meio de acordo.
- Eficiência – Capacidade de ser efetivo, de produzir entregas sociais com prontidão e agilidade.
- Publicidade – Garantia de amplo acesso do cidadão às decisões e atos administrativos.