O Ministério Púbico do Estado do Piauí, através da Promotoria de Socorro do Piauí, firmou compromisso de ajustamento de conduta com a Secretaria Municipal de Educação de Socorro do Piauí, Conselho Tutelar e Polícia Militar no sentido de estimular o ensino naquele município.

No referido TAC foram criados os Projetos “Aluno Nota 10”, “Professor Nota 10” e “Família Nota 10” que premiará os melhores alunos, professores e famílias mais participativas, sendo uma iniciativa que reproduz projeto elaborado pelo Promotor de Justiça de Cocal, Maurício Gomes, na qual o MP repassa parte dos valores das Transações Penais fixadas em prestação pecuniária para aquisição dos prêmios. No compromisso, também foi acordado que a Secretária Municipal de Educação implantará iniciativas extra-curriculares para os alunos, no sentido de promover o estímulo ao raciocínio e explorar as aptidões e talentos, também iniciativa que reproduz experiência com êxito implantada em Paes Landim pelo Promotor de Justiça Mario Normando (xadrez na escola, que diminuiu a evasão escolar e melhorou o rendimento dos alunos). O TAC impõe capacitação para professores, realização de palestras e seminários nas escolas por profissionais ligados à rede de proteção da Infância e Juventude, capacitação para aperfeiçoar o funcionamento dos conselhos escolares, reforço escolar para os alunos com maior dificuldade de aprendizado, elaboração de regimento interno para as escolas e adoção de providências pelo MP em caso de agressão ou ameaça contra professores.
Estão agendadas as duas primeiras palestras que ocorrerão nos dias 18 e 25 de agosto e serão ministradas pelo representante do Ministério Público, bem como será marcada capacitação para monitores de xadrez. O cCompromiso foi feito com auxílio do Centro de Apoio Operaional das Promotorias da  Infância Juventude, através da Procuradora de Justiça Dra.Teresinha Borges e da Promotora de Justiça Francisca Silvia.