Uma equipe de promotoras de Justiça realiza desde ontem (11) inspeções virtuais, por meio de videoconferência, em Instituições de Longa Permanência de Idosos, com sede em Teresina. O trabalho é liderado pela promotora de Justiça Marlúcia Evaristo, titular da Promotoria de Justiça que atua na defesa dos diretos da pessoa idosa, e contou com o apoio das promotoras Cláudia Seabra, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAODS), e Janaína Ribeiro, titular da 33ª Promotoria de Justiça de Teresina, e dos servidores da Coordenadoria de Perícias e Pareceres Técnicos (CPPT/MPPI).
A primeira instituição vistoriada pelas representantes do Ministério Público do Piauí foi o abrigo Vila do Ancião. O trabalho de fiscalização terá continuidade hoje (12), com a inspeção no Lar de Sant’Ana. A previsão é que seja concluído até o fim da próxima semana. Participaram também da inspeção a Vigilância Sanitária e a Defensoria Pública do Estado (DPE-PI).
Logo após a vistoria dessa quinta-feira foi realizada uma reunião com representantes das Secretarias Estaduais de Assistência Social (SASC) e de Saúde (SESAPI) e Fundação Municipal de Saúde (FMS). Ao término da reunião ficou acertado que as autoridades em saúde vão apresentar ao Ministério Público um plano de contingência definindo como ocorrerá o atendimento dos idosos e dos funcionários das instituições.
A promotora de Justiça Marlúcia Evaristo declarou que está elaborando uma proposta de termo de ajustamento de conduta para que a SASC e o Estado realizem algumas adaptações no abrigo Vila do Ancião. Ela explicou ainda que a SASC e a SESAPI estão fazendo um plano para abrigar os idosos de municípios do interior encaminhados para serem atendidos em Teresina.