Pessoas reunidas em videoconferência

 

Uma equipe de promotoras de Justiça realiza desde ontem (11) inspeções virtuais, por meio de videoconferência, em Instituições de Longa Permanência de Idosos, com sede em Teresina. O trabalho é liderado pela promotora de Justiça Marlúcia Evaristo, titular da Promotoria de Justiça que atua na defesa dos diretos da pessoa idosa, e contou com o apoio das promotoras Cláudia Seabra, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAODS), e Janaína Ribeiro, titular da 33ª Promotoria de Justiça de Teresina, e dos servidores da Coordenadoria de Perícias e Pareceres Técnicos (CPPT/MPPI).

 

A primeira instituição vistoriada pelas representantes do Ministério Público do Piauí foi o abrigo Vila do Ancião. O trabalho de fiscalização terá continuidade hoje (12), com a inspeção no Lar de Sant’Ana. A previsão é que seja concluído até o fim da próxima semana. Participaram também da inspeção a Vigilância Sanitária e a Defensoria Pública do Estado (DPE-PI).

 

Logo após a vistoria dessa quinta-feira foi realizada uma reunião com representantes das Secretarias Estaduais de Assistência Social (SASC) e de Saúde (SESAPI) e Fundação Municipal de Saúde (FMS). Ao término da reunião ficou acertado que as autoridades em saúde vão apresentar ao Ministério Público um plano de contingência definindo como ocorrerá o atendimento dos idosos e dos funcionários das instituições.

 

A promotora de Justiça Marlúcia Evaristo declarou que está elaborando uma proposta de termo de ajustamento de conduta para que a SASC e o Estado realizem algumas adaptações no abrigo Vila do Ancião. Ela explicou ainda que a SASC e a SESAPI estão fazendo um plano para abrigar os idosos de municípios do interior encaminhados para serem atendidos em Teresina.