Homem fazendo registro fotográfico de espaço no hospital de campanha

 Servidores do MPPI durante vistoria 

 

O Ministério Público do Estado do Piauí(MPPI), por meio do Grupo Regional de Promotorias Integradas no Acompanhamento da Covid-19 – Eixo Saúde (SUS), retornou nesta sexta-feira(12) ao Hospital de Campanha instalado no Ginásio Dirceu Arcoverde, o Verdão, em Teresina, para nova vistoria. O espaço foi montado pelo Governo do Estado do Piauí.

Desta vez, o engenheiro André Castelo Branco e o médico Celso Pires representaram o MPPI durante a inspeção. Além deles, também participaram da fiscalização a auditora do Tribunal de Contas do Estado(TCE-PI), Rafaella Luz, os engenheiros do TCE-PI Leonardo Chaves e Raimundo Machado, e as fiscais do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí(COREN-PI), a enfermeira Gersonete Sobrinho e a conselheira Maria dos Remédios.

Pessoas reunidas durante vistoria à hospital

Profissionais do MPPI e de outras instituições reunidos no início da inspeção

 

Na chegada ao local, esses profissionais foram recebidos por uma equipe de gerentes do hospital. Após 4 horas de vistoria, foi possível notar que, estruturalmente, a maioria das pendências apontadas na visita anterior foram resolvidas. “Solicitamos laudos e o projeto do sistema de exaustão, da área interna do hospital, a fim de esclarecer algumas dúvidas que surgiram durante a examinação”, pontuou o servidor do MPPI, André Castelo Branco.

 

Pessoas reunidas durante vistoria à hospital

Reunião entre equipes de fiscalizações e gerentes do hospital 

 

Pacientes, profissionais paramentados e desparamentados não se cruzam em nenhum momento durante o fluxo de pessoas no hospital, o que foi apontado como positivo pelos gerentes. Outro ponto destacado pela equipe gestora foi o treinamento dos profissionais para o desempenho das atividades laborais.

Durante a visita, foram realizadas algumas perguntas enviadas pelo promotor de Justiça Eny Marcos Vieira Pontes, coordenador do Grupo Regional de Promotorias Integradas no Acompanhamento da Covid-19 – Eixo Saúde (SUS).

Vinte pacientes estão internados no local que opera com 50% da capacidade devido a ausência de alguns equipamentos e profissionais. O espaço é voltado para o atendimento de pacientes de baixa e média complexidade infectados pelo novo Coronavírus (COVID-19) e possui 103 leitos, sendo 94 leitos clínicos e 09 de estabilização. O grupo percorreu todas as dependências para verificar as questões estruturais do local.

As informações coletadas serão apresentadas por meio de relatórios para o Grupo de Trabalho do MPPI analisar, avaliar, e caso necessário, adotar outras medidas para garantir a segurança dos pacientes e da equipe de profissionais, e para proporcionar uma prestação de serviço de saúde eficiente à população.

Homens fiscalizando hospital

Servidor do MPPI, André Castelo Branco, acompanha vistoria no Hospital do Verdão em Teresina