O “Guia Prático para a Comunicação Não Violenta”, desenvolvido pela Assessoria Técnica em Psicologia do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), foi lançado nesta quinta-feira (27), durante roda de conversa virtual transmitida pelo aplicativo Teams.
Conduzido pelas psicólogas do MPPI Gabriela Amâncio e Liandra Nogueira, o encontro on-line contou a participação de membros e servidores da instituição.
Estruturado em 12 partes, o e-book apresenta de forma prática habilidades que envolvem o processo da comunicação, o saber falar e o saber ouvir como formas de desenvolvimento interpessoal e práticas pautadas na comunicação não violenta (CNV).
Segundo Liandra Nogueira, uma das organizadoras do material, o trabalho lançado objetiva contribuir para o desenvolvimento da CNV nas relações intrapessoais e interpessoais. “A CNV é uma abordagem específica do falar e ouvir; de expor necessidades e entender os outros; voltada para a resolução e conflitos e para transbordar para o outro o que temos de melhor”, disse.
A assessora de planejamento e gestão do MPPI, Cléia Fernandes, também participou do diálogo. Durante sua participação, parabenizou as psicólogas pelo propósito de cuidar. “Este e-book é uma contribuição para o mundo e para o nosso propósito de cuidarmos uns dos outros”, afirmou.
Exercícios de autopercepção foram realizados durante a roda de conversa. A psicóloga Gabriela Amâncio conduziu as atividades sobre como expressar sentimentos e necessidades.
A divulgação do e-book ocorreu no mesmo dia em que é comemorado o Dia do Psicólogo. Como coordenadora da divisão de bem-estar do MPPI, Gabriele Mesquita, agradeceu a participação do envolvidos na elaboração do material e reforçou a importância desses momentos de diálogo e fortalecimento de vínculos para a instituição.
A publicação traz uma lista de boas práticas em comunicação e diversos exercícios de CNV.
Acesse o e-book “Guia Prático para a Comunicação Não Violenta” aqui: