O Ministério Público do Estado do Piauí juntamente com instituições que integram a Rede de Controle da Gestão Pública do Piauí lançaram oficialmente nesta sexta-feira(11) a campanha digital #EuFaçoEleiçõesLimpas. A iniciativa objetiva conscientizar partidos políticos, coligações, candidatos e a população sobre a importância de combater práticas de corrupção eleitoral, evitar a disseminação da Covid-19 nas eleições municipais de 2020 e incentivar o voto consciente. O pleito deste ano ocorre no dia 15 de novembro, em primeiro turno, e no dia 29 do mesmo mês, em segundo turno, onde houver.
Idealizada pelo Centro de Apoio Operacional de Combate à Combate à Corrupção e Defesa do Patrimônio Público (CACOP), órgão auxiliar do MPPI, a campanha apresenta orientações sobre cidadania, a importância do voto consciente, legislação eleitoral vigente e as adaptações realizadas frente à pandemia da covid-19 e formas de denúncia de atos de corrupção. Os materiais serão divulgados nas redes sociais e outras plataformas digitais das entidades participantes da Rede de Controle.
A procuradora-geral de Justiça do Estado do Piauí, Carmelina Moura, ressalta que esta é uma das ações tomadas pela instituição para realização das eleições com proteção dos direitos coletivos da população. “Em todo o Piauí, os promotores eleitorais estão presentes, atuantes, acompanhando e fiscalizando as ações dos políticos, coligações, candidatos e, paralelamente, conscientizando toda a sociedade”, frisou.
O promotor Sinobilino Pinheiro, coordenador do CACOP e representante do MPPI na rede, destaca que no processo eleitoral, a cidadania e o combate à corrupção devem estar mais fortalecidos ainda para permitir ao cidadão o direito ao voto livre.
Rede de Controle
A Rede de Controle é uma iniciativa que reúne órgãos e instituições públicas que atuam na fiscalização das leis e no controle dos recursos públicos. O objetivo da integração entre esses agentes do Estado, na Rede, é fortalecer a atuação conjunta e o consequente aprimoramento dos seus trabalhos. Fazem parte da Rede de Controle da Gestão Pública do Piauí 16 órgãos e instituições estaduais e federais.