O Ministério Público do Piauí, por meio do Comitê de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho (SQVT), promoveu nessa sexta-feira, 18, o dia D do Setembro Amarelo. Com o viés de valorização da vida, a instituição ministerial desenvolve neste ano, a campanha “Eu me importo com você”, feita em alusão ao Setembro Amarelo.
Durante a manhã, o comitê realizou duas ações. A primeira foi a distribuição de sementes de girassóis e camisas relativas à campanha e a segunda foi a plantação de mudas de ipês no jardim da sede do Ministério Público, na zona Leste de Teresina. A procuradora-geral de Justiça do Piauí, Carmelina Moura, participou das ações junto com a gestora do SQVT e chefe de gabinete da PGJ, Cléia Fernandes.



As sementes foram entregues simultaneamente aos servidores e membros do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) e da zona Leste do MPPI. Eles foram recepcionados nas duas unidades pela equipe do SQVT. A escolha por distribuir as sementes está relacionada ao simbolismo que o girassol traz, de vitalidade, entusiasmo e lealdade.
Após a distribuição das sementes no MP da zona Leste, a procuradora-geral de Justiça do Piauí, acompanhada por promotores de Justiça, servidores e colaboradores terceirizados, plantou mudas de ipês no jardim do prédio. Essa planta é conhecida pela beleza, resistência, e por florescerem no período considerado mais quente do ano.

As sementes de girassóis e as camisas também já foram enviadas às regionais das Promotorias de Justiça do interior.


“Nosso objetivo com essas ações é justamente pelo significado que elas nos rementem, de lembrar a beleza da vida, da revitalização, da renovação. É o momento de expandir a reflexão dos nossos integrantes para toda a sociedade, chamando a atenção para a valorização da vida que é um bem tão precioso. Por isso, plantamos essas mudas e entregamos essas sementes para trazer essa mensagem de crescimento, de evolução, sendo mais fraternos e solidários”, disse a PGJ do Piauí.
Já a gestora do SQVT, Cléia Fernandes, destacou a relevância das campanhas promovidas durante o mês de setembro de cada ano. “O Setembro Amarelo é uma campanha que nós abraçamos aqui no Ministério Público e que procuramos abordar com o enfoque na valorização da vida. Lembrando que viver é desafiador, e é um privilégio, é crescer constantemente”, avaliou.