O Governo do Estado publicou, esta semana, ato de nomeação de 30 Delegados de Polícia, 41 Agentes de Polícia e 25 Peritos, aprovados no último Concurso Público para o quadro de servidores da Polícia Civil do Estado do Piauí (Editais nº 001, 002 e 003/2018), em atendimento às recomendações expedidas pelo Ministério Público do Estado do Piauí, através do Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial (GACEP), conjuntamente com as Promotorias de Justiça de Corrente e a Promotoria de Justiça de Parnaguá (Recomendação Integrada nº 05/2020) e com o Grupo Regional de Promotorias Integradas de Teresina – Eixo Segurança Pública e Sistema Prisional (Recomendação Integrada nº 06/2020).
Por meio dos citados instrumentos, o MPPI recomendou ao Governador do Estado do Piauí, ao Secretário de Segurança Pública, ao Delegado-Geral da Polícia Civil do Estado do Piauí e ao Diretor do Departamento de Polícia Técnico-Científica, conjuntamente, que fossem apresentados ao GACEP o cronograma atualizado do curso de formação dos candidatos aprovados no Concurso Público, constando a previsão de reinício das aulas e de conclusão do curso, bem como de todas as medidas a serem adotadas pelo Governo do Estado até a nomeação, posse e exercício dos novos servidores; e o planejamento de distribuição dos novos delegados e agentes de polícia nas Delegacias de Polícia do interior do Estado do Piauí, e dos novos peritos nas unidades regionais do DPTC, segundo critérios técnicos, nos termos do art. 5º, inciso XX, da Lei nº 13.675/2018.
Essas nomeações representam uma importante conquista para toda a sociedade piauiense, na medida em que permitirão a melhoria nos serviços prestados pela Polícia Civil, com ganhos significativos também para a atuação do Ministério Público, face à maior celeridade da persecução penal.