O Ministério Público do Estado do Piauí, através da Promotoria de Justiça de Capitão de Campos, proferiu palestra, na tarde desse dia 10 de agosto, para cerca de 268 pessoas, incluindo estudantes, mães de alunos, professores e demais servidores da Unidade Escolar Paulo Ferraz em Capitão de Campos.
Na palestra, foram abordadas, dentre outras questões: atribuições do Ministério Público, incluindo a defesa dos direitos fundamentais à educação e à saúde; cumprimento das regras no ambiente escolar; o bom convívio entre alunos, professores e servidores das instituições de ensino; preservação da estrutura física do patrimônio público escolar; atos de indisciplina, atos infracionais e medidas socioeducativas; drogadição.
Durante toda a apresentação, foi aberto o debate, ocasião em que foram respondidas as perguntas realizadas. O local da palestra foi definido pela Diretoria da Unidade Escolar Paulo Ferraz.
A Promotoria de Justiça de Capitão de Campos, por seu Promotor de Justiça Márcio Franca, utilizou, durante a palestra, material de apoio (Apresentação Queremos Paz – Direitos e Deveres para alunos) encaminhado pelo Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e da Cidadania, coordenado pela Promotora de Justiça Flávia Cordeiro.