O procurador-geral de Justiça do Piauí(PGJ-PI) Cleandro Moura e a promotora de Justiça Amparo Paz – coordenadora do Núcleo de Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (Nupevid) – representaram o Ministério Público do Estado do Piauí(MPPI), durante a cerimônia de abertura do XIII Fórum Nacional de Juízes de Violência Doméstica e Familiar à Mulher (Fonavid), realizada nessa terça-feira(29), no Theatro 4 de Setembro.

O tema geral deste ano é “Direitos Humanos e acesso à Justiça na violência doméstica e familiar: a Magistratura e o cumprimento das obrigações internacionais assumidas pelo Brasil”.

Até o dia 2 de dezembro, o evento reunirá magistrados, equipe multidisciplinar e público em geral para troca de experiências, debates e aperfeiçoamento sobre novas ações e políticas públicas relacionadas ao feminicídio, população LGBTQIA+, mídia, articulação da rede de enfrentamento à violência, uso de sistemas tecnológicos, violência psicológica, boas práticas em unidades judiciárias e movimentos feministas.

“Noite especial que coloca a nossa cidade no centro das discussões sobre o enfrentamento à violência contra a mulher”, definiu a promotora de Justiça Amparo Paz.

Para o PGJ-PI, ações de educação para a paz e o trabalho integrado entre os poderes são fundamentais para o efetivo combate à violência contra a mulher e de gênero.

Durante a solenidade, ocorreram ainda, apresentação da Orquestra Sinfônica de Teresina e homenagens a pessoas que têm relevantes serviços em prol do combate à violência doméstica e familiar.

A presidente do Fonavid, juíza Bárbara Lívio; o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador Ribamar Oliveira, e governador do Piauí Wellington Dias, foram algumas das autoridades presentes nesse evento.