Nesta quarta-feira(15), ocorreu o segundo dia de atividades da Semana do Ministério Público 2021. A programação do evento aconteceu de forma híbrida, sendo parte presencial no auditório da Sede Leste do MPPI, em Teresina, e parte transmitida de forma online, através da plataforma Teams.

A solenidade teve início com um pequeno concerto da Orquestra de Violões de Teresina. O projeto trouxe uma apresentação de composições eruditas e populares de vários períodos e estilos.

Durante pronunciamento, o procurador-geral de Justiça do Estado do Piauí, Cleandro Alves de Moura, falou aos presentes sobre a importância da missão ministerial. “Fomos contemplados com a honrosa missão de proteger a cidadania, doando nossas forças, emoções e conhecimentos pelo bem dos próximos. Tal ofício nos recobre de orgulho, mas sabemos que a jornada é longa e árdua. Diante dos diversos obstáculos que encontramos pelo caminho, nossa resiliência é colocada à prova. Mas seguimos lutando, embalados pela certeza de que a vida só tem sentido se laborarmos em nome do bem comum, fomentando a generosidade e o amor”, disse o PGJ-PI.

A semana do MP também é um momento que reitera a valorização de todos aqueles que fazem a instituição ministerial. Na oportunidade, membros e servidores que se aposentaram recentemente foram homenageados. Alguns acompanharam a solenidade de forma virtual, pelo Teams.

Ao falar em nome dos homenageados, o promotor de Justiça Luiz Gonzaga Rebello Filho, descreveu a satisfação pelos trabalhos prestados ao MPPI. “Sou muito grato. Fico satisfeito pois em todo esse período o Ministério Público evoluiu muito, se transformou muito e hoje ele pode prestar um melhor trabalho para a sociedade. Está bem estruturado. A realidade de hoje é diferente de 20 anos atrás. Isso mostra que tudo é possível, e que mesmo diante da dificuldade nós podemos superar e desempenhar nossa função”, afirmou.

O ato que institui o Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA) no Âmbito do MPPI foi assinado neste evento. O documento considera a necessidade de instituir mecanismos de incentivo e valorização dos integrantes da Instituição e de preparação para a aposentadoria.

Por meio de um vídeo, o diretor geral do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), procurador de Justiça Fernando Melo Ferro Gomes, falou ao público. Antes do início da palestra com o escritor e especialista em desenvolvimento humano Márcio Vaz, o subprocurador-geral de justiça administrativa, Rodrigo Roppi de Oliveira, fez a apresentação do palestrante.

Com a temática,“A arte de se reinventar: Inovação e superação de desafios”, Márcio Vaz, apresentou a ressignificação de alguns conceitos sociais, a partir da sua experiência de vida. “Nós temos passado por momentos difíceis, seja crise econômica, política, ou pela própria pandemia. Isso tem mexido muito com as pessoas na questão psicológica. Então, trabalhamos hoje aqui esse reinventar diante das dificuldades. De podermos, nas crises, se adaptar ou se reinventar, que embora difícil, é possível. Trabalhamos nessa forma, agir tendo um novo espectro, com uma visão mais positiva, mas não romântica. Encarar as dificuldades e buscar as soluções”, pontou. Márcio Vaz trouxe ainda um pouco do uso da criatividade, da força de vontade, da lei do esforço e novos sentidos para a palavra empreender.

Também compuseram a mesa de honra: o corregedor-geral do MPPI, Luis Francisco Ribeiro; o subprocurador-geral de Justiça Institucional, Hugo de Sousa Cardoso; a chefe de gabinete do PGJ-PI, Cláudia Seabra; o diretor Tesoureiro da Associação Piauiense do Ministério Público, representando o presidente da Associação Piauiense do Ministério Pú blico(APMP), Édsel Belleza do Nascimento e o presidente do Sindicato dos Servidores do Ministério Público José Arimatea.

Inauguração da Rádio MPPI

Descerramento da placa inaugural da Rádio MPPI

Em seguida, no prédio da Procuradoria-Geral de Justiça, no Centro, houve a inauguração da Rádio MPPI, a nova plataforma de comunicação institucional. Localizado nas instalações da Coordenadoria de Comunicação Social, a rádio é mais uma ferramenta de fortalecimento da comunicação, para que o MPPI esteja cada vez mais próximo dos cidadãos, facilitando o acesso aos serviços ministeriais.

Os primeiros entrevistados da Rádio foram o procurador-geral de Justiça do MPPI Cleandro Moura, o palestrante Márcio Vaz e a promotora de Justiça Cynara, gestora do Comitê de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho (SQVT).

Estiveram presentes no descerramento de placa da Rádio, além do chefe do MPPI, a chefe de gabinete do PGJ-PI, Cláudia Seabra; o subprocurador-geral de Justiça Institucional, Hugo de Sousa Cardoso; o subprocurador-geral de justiça administrativa, Rodrigo Roppi de Oliveira; o promotor de Justiça Luiz Gonzaga Rebello Filho; a secretária geral do MPPI Everângela Barros; o promotor de Justiça João Malato Neto e a promotora de Justiça Cynara Barbosa.

O ouvinte poderá acompanhar as transmissões por meio do canal no YouTube: MPPI Oficial. A programação incluirá conteúdos informativos, quadros de entrevistas, podcasts e músicas.

Para ouvir a programação:

radio.mppi.mp.br

A programação da Semana do Ministério Público 2021 prosseguirá nesta quinta-feira(16) e sexta-feira(17), com as premiações institucionais e a solenidade de outorga da Insígnia do Mérito do Ministério Público.

Lista dos integrantes do MPPI homenageados durante o evento:

Procuradores e Promotores de Justiça

Procurador de Justiça José Ribamar da Costa Assunção

Promotores de Justiça

Luiz Gonzaga Rebello Filho

Maria Socorro Nascimento Carlos da Cunha

José de Arimatéa Dourado Leão

José Hamilton Bezerra Lima

Maria das Graças do Monte Teixeira

Fernando Soares de Oliveira Júnior

Ana Lúcia Soares de Sousa Almeida

Maria Ester Ferraz de Carvalho


Servidores
Ceres Cronemberger Sobral Franco

Regina Helena Passos de Carvalho

Paulo Barbosa Matos

Francisco Carlos Borges Leal