I – PROJETO

Bem Viver no MPPI

II – ALINHAMENTO ESTRATÉGICO

Promover a gestão por competências e a qualidade de vida no trabalho

III – GERENTE DO PROJETO

Francisca Silvia da Silva Reis e Marianne de Macedo Rodrigues

IV – UNIDADE RESPONSÁVEL

Divisão de Desenvolvimento Humano, Bem Estar e Segurança do Trabalho – SQVT

V – DESCRIÇÃO

Dentro das organizações, as ações de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho (SQVT) configuram-se como uma estratégia utilizada com a finalidade de promover um ambiente de trabalho que estimule e ao mesmo tempo dê suporte ao colaborador e à instituição como um todo, conscientizando sobre a organização do trabalho, as relações interpessoais, promovendo espaços para discussão, diálogo entre os pares e chefias, bem como o cuidado com a saúde e outros fatores relacionados à qualidade, produtividade e bem estar dos colaboradores.

Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), a saúde é compreendida como um estado de completo bem estar físico, mental e social, e não apenas como a ausência de doenças ou enfermidades.

Considerando-se que, durante a maior parte da sua vida adulta, os seres humanos passam uma porção significativa de seu tempo em ambiente laboral, este apresenta-se como essencial para seu bem estar, em todas as dimensões da saúde.

Ainda segundo a OMS, um ambiente de trabalho negativo pode levar a problemas de saúde física e mental nos trabalhadores, além do uso abusivo de álcool e/ou outras drogas, absenteísmo e baixa produtividade, dentre outras disfunções.

Um elemento importante para criar ambientes de trabalho saudáveis é desenvolver legislação, estratégias e políticas governamentais sobre o tema, de acordo com a OMS.

Um ambiente de trabalho saudável pode ser descrito como aquele em que colaboradores e gestores contribuem ativamente para a promoção e proteção da saúde, segurança e do bem estar de todos.

O Ministério Público do Estado do Piauí, desde o ano de 2013, conta com um Comitê de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho, “Bem Viver no MPPI”, com primeira composição designada pela Portaria nº 1917/2013, de 22 de outubro de 2013.

O referido Comitê tem como atribuições, conforme Regimento Interno próprio, aprovado pelo Ato PGJ nº 610/2016, organizar, propor sistemáticas, supervisionar a execução do programa e deliberar sobre todas as questões inerentes ao cuidado com a saúde, bem-estar e qualidade de vida no trabalho de seus colaboradores.

Os integrantes do Comitê reúnem-se mensalmente, para deliberar sobre ações a serem desenvolvidas em âmbito institucional, elaborando calendário anual de atividades.  As atividades descritas neste projeto, pertencentes ao calendário de atividades, objetivam, portanto, proporcionar melhorias nas condições gerais de trabalho, abarcando as dimensões de bem estar biológica, psicológica, emocional, espiritual, social e organizacional, indo além do âmbito das relações de trabalho, alcançando de maneira ampla a saúde individual e a satisfação com o ambiente de ocupacional.

VI – BENEFÍCIOS

Membros, servidores e estagiários mais produtivos e engajados no ambiente de trabalho com mais saúde e bem estar no âmbito físico, mental e espiritual.