Pegando o caminho da aplicacao MPPI sedia I Encontrão de Cardiopatia Congênita do Estado

MPPI sedia I Encontrão de Cardiopatia Congênita do Estado

 

Pessoas em um auditório

Participantes do I Encontrão de Cardiopatia Congênita do Estado

 

O Ministério Público do Estado do Piauí(MPPI) sediou nesta quarta-feira(12), o I Encontrão de Cardiopatia Congênita do Estado. Realizado pelo movimento "Abraçando Corações" o evento relembrou o Dia Nacional e o Dia Estadual de Conscientização da Cardiopatia Congênita - má formação cardíaca que surge durante o desenvolvimento do feto.

As ruas que contornam a sede do MPPI, no centro de Teresina, receberam uma breve caminhada antes do início do evento. Os participantes levavam nas mãos balões vermelhos, que é a cor da cardiopatia congênita.

"É importante que o Ministério Público abra as portas para esse tipo de movimento porque nos aproxima da sociedade, como também, de certa forma, o Ministério Público é uma voz em nome dessas pessoas para que as autoridades se sensibilizem com a causa", destacou a promotora de Justiça Lia Brugos, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Infância e Juventude (CAODIJ) e representante do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde(CAODS).

Lia Burgos destaca que as estatísticas mostram que 1 em cada 100 crianças nasce com alguma cardiopatia congênita. "É um número muito alto. O Estado do Piauí não consta, hoje, na Rede Pública, com o aparelhamento suficiente para dar suporte a essas cirurgias que precisam ser realizadas ainda nos primeiros meses de vida da criança. Também não possui o atendimento ambulatorial necessário para as situações de pós-operatório daquelas crianças que conseguiram se operar. Nós precisamos abrir os olhos para que sociedade e autoridades olhem para essa questão com mais cuidado", acrescenta.

Mulher falando para plateia de auditório

Promotora de Justiça Lia Burgos

No ano de 2017, a promotora de Justiça Karla Daniela, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde(CAODS), ingressou com ação civil pública para garantir que crianças com doenças cardíacas graves sejam submetidas às cirurgias necessárias, no prazo de trinta dias. O promotor de Justiça Eny Marcos, da 12ª Promotoria de Justiça de Teresina, está acompanhando a tramitação do processo.

Representante da Secretaria Estadual de Saúde(SESAPI), o superintendente de Atenção Integral à Saúde, Hérlon Guimarães, afirma que a instituição, em breve, irá ofertar mais serviço para toda a população. "Já estamos trabalhando e sensíveis a essa causa. Essas crianças são amparadas pelo Tratamento Fora de Domicílio(TDF). Seria melhor que tivéssemos o tratamento próximo das famílias, por isso, a Secretaria já vem montando uma estratégia para que possamos realizar a aproximação desse serviço, que é um serviço de alta complexidade, que envolve pré-natal, procedimento cirúrgico, trabalho ambulatorial e treinamento de equipe", destaca.

Homem falando diante de plateia

Superintendente de Atenção Integral à Saúde Hérlon Guimarães

Fabiana Lima teve a filha diagnosticada com Tetralogia de Fallot(T4F). Ela acredita que o evento é uma oportunidade para que o atendimento receba mais atenção no Estado. "No nosso caso, tivemos que ir a São Paulo para que minha filha realizasse todos os procedimentos que eram necessários. Esse evento representa mais vida para as crianças", diz a participante.

Mulher falando para plateia de auditório

Participantes do I Encontrão de Cardiopatia Congênita do Estado

Mulher segurando bebê                                                         Participantes do I Encontrão de Cardiopatia Congênita do Estado


Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI
Fones: (86) 99401-1718 , (86) 3194-8726
imprensa@mppi.mp.br 
Facebook: mppioficial
Twitter: mppioficial
Instagram: mppioficial
WhatsApp: (86) 99401-1718
YouTube: MPPI OFICIAL

12/06/19
Categoria: Notícias Acessos: 379

Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI

Sede Centro: Rua Álvaro Mendes 2294 - Centro, CEP: 64000-060, Teresina - PI
Fone: (86)3194 - 8700

Sede Zona Leste: Rua Lindolfo Monteiro, 911, CEP 64049-440, Fátima,Teresina-Pi
Fone: (86)3216 - 4550

e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
C.N.P.J.: 05.805.924/0001-89