Pegando o caminho da aplicacao MPPI participa de reunião para definição de estratégias de enfrentamento às enchentes no Estado

MPPI participa de reunião para definição de estratégias de enfrentamento às enchentes no Estado

Pessoas sentadas em auditório

 

 

A coordenadora do Centro de Apoio de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA), Ednolia Evangelista de Almeida, participou, na manhã dessa quarta-feira (29), de reunião insterinstitucional, na sede do Corpo de Bombeiros Militar, designada para tratar de estratégias de prevenção e restauração de danos causados por possíveis enchentes e inundações neste ano.

 

Na oportunidade, estiveram presentes o secretário Estadual de Defesa Civil, Geraldo Magela; o secretário Municipal de Assistência Social de Teresina, Samuel Silveira; o comandante do Corpo de Bombeiros Militar, Carlos Frederico; além de representantes do Serviço de Meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR), da Coordenadoria de Comunicação do Estado e de municípios da região norte.

 

Durante a reunião, a coordenadora do CAOMA ressaltou a existência de grupo de trabalho instituído no âmbito do Ministério Público do Piauí para tratar do tema e alertou para a necessidade de que, diante do risco de enchentes, os entes federativos, com base na Lei Federal nº 12.608/2012, adotem medidas de prevenção.

 

Três pessoas de pé sorrindo

A promotora de Justiça Ednolia Almeida, coordenadora do CAOMA, ladeada pelo secretário de Defesa Civil do Estado, Geraldo Magela, e o comandante do Corpo de Bombeiros, Carlos Frederico

 

 

Entre os temas discutidos na reunião, foi tratado sobre a necessidade dos municípios organizarem sua rede de assistência social para prestar auxílios aos possíveis desabrigados e atingidos pelas chuvas, bem como desenvolver soluções de engenharia e planos de ação preventivos à ocorrência de desastres.

 

Apontou-se ainda que, com base em análises climatológicas de anos anteriores, os municípios com maior probabilidade de ocorrência de enchentes e inundações são Campo Maior, São José do Divino, Miguel Alves, Piracuruca, Cabeceiras, Barras, Esperantina, Luzilândia, Madeiro, Lagoa Alegre, Joca Marques e Buriti dos Lopes.

 


Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI
Fones: (86) 99401-1718 , (86) 3194-8726
imprensa@mppi.mp.br 
Facebook: mppioficial
Twitter: mppioficial
Instagram: mppioficial
WhatsApp: (86) 99401-1718
YouTube: MPPI OFICIAL

29/01/20
Categoria: Notícias Acessos: 78

Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI

Sede Centro: Rua Álvaro Mendes 2294 - Centro, CEP: 64000-060, Teresina - PI
Fone: (86)3194 - 8700

Sede Zona Leste: Rua Lindolfo Monteiro, 911, CEP 64049-440, Fátima,Teresina-Pi
Fone: (86)3216 - 4550

e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
C.N.P.J.: 05.805.924/0001-89