Pegando o caminho da aplicacao MPPI promove 2ª reunião para implantação de Ouvidorias de Polícia no Piauí

MPPI promove 2ª reunião para implantação de Ouvidorias de Polícia no Piauí

órgãos de segurança durante reunião articulada pelo GACEP

 

O Ministério Público do Estado do Piauí, por meio do Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial (GACEP), realizou na manhã da última quarta-feira (29) uma reunião com representantes de órgãos de segurança, a nível estadual e municipal, para tratar sobre a implantação ou manutenção de Ouvidorias. A promotora de Justiça Fabrícia Barbosa coordenou o encontro. Também estiveram presentes a ouvidora do MPPI, Raquel Costa Normando, e os promotores de Justiça Elói Pereira e Mirna Napoleão.

 

Este é o 2° encontro promovido pelo GACEP em busca da criação e consolidação das Ouvidorias de Polícia no Piauí. Um das melhorias alcançadas através da articulação do GACEP é o fortalecimento e a ampliação da Ouvidoria da Polícia Civil, que pode ser contactada através do link: http://www.pc.pi.gov.br/fale.php.

 

Além disso, alguns temas foram debatidos, entre eles a importância das ouvidorias como canal de diálogo com a sociedade, a capacitação de servidores para integrar o órgão, o uso da Ouvidoria como estratégia de gestão para a prestação de um bom serviço policial, entre outras pautas.

 

Com isso, foi concedido um prazo de 30 dias para que as instituições comuniquem ao Ministério Público a comprovação do que foi criado ou os itens aperfeiçoados a fim de melhorar o atendimento à população. “Todos esses órgãos são obrigados, por Lei, a criarem Ouvidorias de Polícia, por ser uma das formas de controle social. Após cessar o prazo, o Ministério Público promoverá oficina com os servidores para que se possa concluir a implantação no âmbito de cada instituição”, explica a coordenadora do GACEP, Fabrícia Barbosa.

 

A Ouvidora do MPPI, Raquel Costa Normando, destacou o papel destes espaços por valorizar a aproximação do órgão ao cidadão e ressaltou que a Ouvidoria deve ser um espaço simples e direto. Após o debate, a servidora do MPPI, Viviane Rios, apresentou a palestra “Ouvidorias: instrumento de fortalecimento da cidadania”.

 

A representante da Delegacia-Geral da Polícia Civil, Ana Luiza Reis, comentou sobre a importante troca de informações feita nos encontros e as melhorias implementadas. “Sempre que dialogamos com os representantes da Ouvidoria do MP, percebemos a importância desse intercâmbio de informações, pois nossa Ouvidoria é recente e encontramos aqui muitas ideias positivas e inspirações para levarmos para a Polícia Civil”, comenta.

Foto geral da reunião  

Também estiveram presentes os representantes do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE/PI), Secretaria de Segurança Pública (SSP/PI), Polícia Técnico-Científico, Polícia Militar (PM), Guarda Municipal de Teresina, Corpo de Bombeiros, Ouvidoria Municipal de Teresina e Ouvidoria-Geral do Estado.


Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI
Fones: (86) 99401-1718 , (86) 3194-8726
imprensa@mppi.mp.br 
Facebook: mppioficial
Twitter: mppioficial
Instagram: mppioficial
WhatsApp: (86) 99401-1718
YouTube: MPPI OFICIAL

03/02/20
Categoria: Notícias Acessos: 176

Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI

Sede Centro: Rua Álvaro Mendes 2294 - Centro, CEP: 64000-060, Teresina - PI
Fone: (86)3194 - 8700

Sede Zona Leste: Rua Lindolfo Monteiro, 911, CEP 64049-440, Fátima,Teresina-Pi
Fone: (86)3216 - 4550

e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
C.N.P.J.: 05.805.924/0001-89