Pegando o caminho da aplicacao MP Sustentável: projeto lançado hoje objetiva reduzir produção de lixo e fomentar a reciclagem

MP Sustentável: projeto lançado hoje objetiva reduzir produção de lixo e fomentar a reciclagem

MP Sustentável

Foi oficialmente lançado hoje (14) o projeto “MP Sustentável”, que tem o objetivo de fortalecer a consciência ambiental no Ministério Público do Estado do Piauí, com a execução de estratégias que permitam a diminuição da produção de lixo, a reciclagem de plásticos e papéis eventualmente descartados pela instituição, o incentivo ao uso dos sistemas eletrônicos e a otimização do consumo de energia e de água nas sedes dos órgãos e unidades ministeriais.

 Público presente durante evento MP Sustentável

O projeto foi idealizado pelo coordenador de Apoio Administrativo do MPPI, Marcílio Silva, que estabeleceu parceria com o Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA). Já foram colocadas em prática diversas iniciativas bem-sucedidas. Por conta das intervenções promovidas nos processos de coleta e destinação de resíduos, em conjugação com campanhas de conscientização, foi reduzido em mais de 20% o descarte de plásticos, entre o primeiro e o segundo semestres de 2019. A utilização de sistemas com o SIMP, o Athenas e o e-Cidade para tramitação de processos e documentos contribuiu para uma economia de mais de 21% nos gastos com toners de impressora. Foram reduzidas, também, as despesas com serviços postais.

 Subprocuradora-Geral de Justiça Institucional, Martha Celina de Oliveira Nunes

(Subprocuradora-Geral de Justiça Institucional, Martha Celina de Oliveira Nunes)

“Todas essas ações repercutem, no mínimo, para a formação de uma consciência ecológica coletiva, que ganha força em prol da preservação do Planeta Terra. Desejo que o projeto 'MP Sustentável' toque as consciências de todos aqueles que integram os quadros da instituição e repercuta positivamente como um exemplo a ser seguido por outros órgãos públicos piauienses”, declarou a Subprocuradora-Geral de Justiça Institucional, Martha Celina de Oliveira Nunes, durante o seu discurso, no evento de lançamento. Ela representou a Procuradora-Geral, Carmelina Moura, que está viajando a trabalho.

 Palestrantes

A programação de hoje incluiu bate-papo com profissionais atuantes na área de meio ambiente e sustentabilidade. O engenheiro agrônomo Márcio Antônio Freitas, doutor em Ecologia e Recursos Naturais, falou sobre o desenvolvimento sustentável na Administração Pública. Já a bióloga Daniela Moura Resende conduziu o debate sobre reciclagem e geração de renda. A roda de conversa foi encerrada com apresentação sobre energia sustentável, sob a coordenação do engenheiro eletricista Dionatas Alves, que é mestre em Engenharia Elétrica e pesquisador de soluções com energia solar fotovoltaica e armazenamento de alta performance. O evento foi aberto ao público externo: além de membros e servidores do MPPI, participaram da atividade estudantes, profissionais da área e outras pessoas interessadas na temática.

Também foi apresentado o vídeo de conscientização desenvolvido especificamente para o projeto. O mote da campanha é “Mais Consciência, Menos Lixo”. O conteúdo produzido focaliza a importância da separação dos resíduos recicláveis no cotidiano de trabalho, para futura coleta seletiva e reciclagem. Confira:

A coordenadora do CAOMA, promotora de Justiça Ednolia Evangelista, ressalta que o projeto “MP Sustentável” está alinhado aos objetivos globais para preservação dos recursos naturais. “O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 12, da Agenda 2030 da ONU, chama atenção para a necessidade de consumo e produção responsáveis. Trata-se de um plano de ação que envolve a redução substancial da geração de resíduos, por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso”, explicou ela.

 Promotora de Justiça, Ednólia Evangelista

(Coordenadora do CAOMA, Ednolia Evangelista). 

Marcílio Silva destacou que todos os integrantes da instituição ministerial podem contribuir, adotando medidas simples no dia a dia, como a separação de recipientes para descarte dos materiais recicláveis, a diminuição do uso de impressoras e o cuidado no consumo de água e energia. “O 'MP Sustentável' é um projeto com várias abordagens, abrangendo desde a conscientização individual até um efetivo melhoramento da gestão dos resíduos produzidos, em todas as unidades do MPPI. Adquirimos conhecimento por meio de parceria com o Núcleo Interdisciplinar de Apoio a Sustentabilidade Ambiental da Universidade Federal do Piauí, e temos nos articulado com instituições que promovem o reaproveitamento e a reciclagem de diversos materiais. Capacitamos a equipe responsável pela coleta desses itens e já obtivemos muitos resultados positivos, tanto para o meio ambiente quanto para a sociedade, que se beneficia com a redução dos gastos públicos”, pontuou o servidor.

 Coordenador do Apoio Administrativo

(Coordenador do Apoio Administrativo, Marcílio Silva)

Esta semana, foi publicado edital para chamamento de associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis que estejam aptas a realizar a coleta seletiva no Município de Teresina. As inscrições estarão abertas até o dia 27 de fevereiro. Clique aqui e saiba mais.


Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI
Fones: (86) 99401-1718 , (86) 3194-8726
imprensa@mppi.mp.br 
Facebook: mppioficial
Twitter: mppioficial
Instagram: mppioficial
WhatsApp: (86) 99401-1718
YouTube: MPPI OFICIAL

14/02/20
Categoria: Notícias Acessos: 89

Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI

Sede Centro: Rua Álvaro Mendes 2294 - Centro, CEP: 64000-060, Teresina - PI
Fone: (86)3194 - 8700

Sede Zona Leste: Rua Lindolfo Monteiro, 911, CEP 64049-440, Fátima,Teresina-Pi
Fone: (86)3216 - 4550

e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
C.N.P.J.: 05.805.924/0001-89