Pegando o caminho da aplicacao MPPI realiza seminário online para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente

MPPI realiza seminário online para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente

imagem com o tema do seminario online

 

No Dia Mundial do Meio Ambiente, o Ministério Público do Piauí promoveu um seminário online para celebrar a data e reafirmar o seu compromisso de atuar em prol da preservação dos recursos naturais. Com o tema “Reflexões no Dia Mundial do Meio Ambiente: a relação entre a COVID-19 e o direito ambiental”, o evento foi idealizado pelo Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) e executado em parceria com o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF).

 

imagem da procuradora-geral de Justiça falando

A procuradora-geral de Justiça do Piauí, Carmelina Moura, que participou do seminário online sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente

 

O pronunciamento de abertura foi feito pela procuradora-geral de Justiça do Piauí, Carmelina Moura. A chefe do Ministério Público ressaltou a necessidade de que todos os cidadãos reflitam sobre a importância de atuar na defesa e preservação do meio ambiente. “Sabemos que atravessamos um momento bastante singular por conta da pandemia do novo coronavírus, mas não podemos deixar de lado o cuidado com a natureza. Quero também aproveitar a oportunidade para reforçar o compromisso de nossa instituição de trabalhar cada vez mais na preservação dos recursos naturais”, disse.

 

A mediação entre os palestrantes e o público foi realizada pela promotora de Justiça Ednolia Evangelista, coordenadora do CAOMA/MPPI.

 

imagem da coordenadora do caoma falando

A promotora de Justiça Ednolia Evangelista, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, responsável pela mediação entre os palestrantes e o público

 

Logo após a fala da PGJ, os participantes assistiram à primeira palestra do seminário online, ministrada pelo promotor de Justiça Vando da Silva Marques. O membro do MP discorreu sobre a relação entre o avanço da COVID-19, o desmatamento e a invasão dos habitats naturais. Ele introduziu a apresentação trazendo um quadro sobre o início da pandemia do novo coronavírus. Prosseguiu com dados de estudos científicos que relacionam a devastação da fauna e da flora com o surgimento de doenças. O promotor de Justiça encerrou a palestra pontuando que a degradação do meio ambiente provoca sérios prejuízos ambientais, sociais e econômicos.

 

imagem do promotor Vando falando

O promotor de Justiça Vando Marques, que possui vasta capacitação e experiência profissional na área do Direito Ambiental

 

A segunda palestra foi proferida pelo analista ministerial de engenharia florestal Faruk Moraes Aragão, servidor da Coordenadoria de Perícias e Pareceres Técnicos do Ministério Público (CPPT/MPPI). O engenheiro ensinou aos participantes como manusear o sistema MapBiomas Alerta para obter dados sobre o desmatamento no Brasil. Durante sua exposição, Faruk Aragão mostrou que a ferramenta é bastante eficiente e tem auxiliado o trabalho de perícias em áreas territoriais de qualquer lugar do Brasil. O engenheiro ainda apresentou a lista dos 50 municípios que mais desmatam no país. O Piauí tem dois municípios que estão no ranking, são eles: Baixa Grande do Ribeiro e Uruçuí. Acesse aqui a plataforma: http://alerta.mapbiomas.org/

 

imagem do faruk falando

imagem do faruk mostrando o sistema MapBiomas

O analista ministerial de engenharia florestal Faruk Aragão, apresentando a ferramenta MapBiomas

 

Na terceira e última parte do seminário, os palestrantes responderam a perguntas do público sobre os diversos assuntos abordados em suas exposições. O evento foi encerrado com os agradecimentos da procuradora-geral de Justiça.

 


Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI
Fones: (86) 99401-1718 , (86) 3194-8726
imprensa@mppi.mp.br 
Facebook: mppioficial
Twitter: mppioficial
Instagram: mppioficial
WhatsApp: (86) 99401-1718
YouTube: MPPI OFICIAL

05/06/20
Categoria: Notícias Acessos: 87

Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI

Sede Centro: Rua Álvaro Mendes 2294 - Centro, CEP: 64000-060, Teresina - PI
Fone: (86)3194 - 8700

Sede Zona Leste: Rua Lindolfo Monteiro, 911, CEP 64049-440, Fátima,Teresina-Pi
Fone: (86)3216 - 4550

e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
C.N.P.J.: 05.805.924/0001-89